Aromaterapia

Aromaterapia | Um Guia Completo 2024

Última atualização em: 20.05.2024 Tempo de leitura: 11 Min.

A qualidade do sono é fundamental para uma vida saudável, e a aromaterapia tem se mostrado uma aliada eficaz nesta busca.

Hoje vamos explicar como utilizar aromas relaxantes para dormir, essências para umidificador e difusores de aromas para criar um ambiente propício ao sono relaxante e reparador. 🪻

E aí, curioso para descobrir como a aromaterapia pode melhorar suas noites?

Continue lendo para desvendar os segredos. 👇🏻

Conjunto de produtos associados com aromaterapia, desde sprays a difusores e óleos essenciais.

Resumo sobre Aromaterapia

  • Aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover a saúde física e emocional.
  • Os óleos essenciais podem ser usados na forma de inalação através de difusores, aplicação tópica após diluição em óleos carreadores e em sprays para travesseiros.
  • Aromaterapia é conhecida por aliviar o estresse, melhorar o sono, reduzir a ansiedade, aliviar dores e melhorar a disposição e o foco.
  • Óleos como lavanda, camomila e bergamota são populares por suas propriedades relaxantes e são frequentemente usados para melhorar o sono.

Aromaterapia para Dormir: Como usar aromas para dormir melhor

Manter uma rotina regular de sono é crucial para equilibrar aspectos mentais, emocionais e metabólicos, além de recuperar a energia necessária para as atividades do dia a dia.

Através de propriedades calmantes e sedativas, algumas essências ajudam a diminuir a ansiedade e estabilizar o ritmo cardíaco, facilitando a transição para o sono.

Para te ajudar a compreender melhor como esses atuam, vamos explorar um pouco mais sobre os seus benefícios terapêuticos [1] e as suas utilizações práticas.

Aromas relaxantes para dormir

Estes são os óleos essenciais que se destacam pelas suas propriedades calmantes e indutoras do sono:

Lavanda

O óleo essencial de lavanda é amplamente valorizado em tratamentos naturais e alternativos para ansiedade e insônia, devido aos seus comprovados [2] efeitos relaxantes e sedativos.

A lavanda atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando a atividade parassimpática [3] e induzindo um estado de relaxamento.

lavanda fitoterapia e oleo essencial

Além disso, os compostos químicos presentes na lavanda, como linalol e acetato de linalil estimulam a produção de melatonina, um hormônio crucial para regular o sono.

A lavanda é especialmente apreciada por sua capacidade de promover equilíbrio emocional, reduzir tensões físicas e diminuir o estresse.

📌 Além disso, as propriedades analgésicas, sedativas e antioxidantes da lavanda contribuem para sua popularidade e eficácia como um remédio fitoterápico [4].

Camomila

A camomila romana (Anthemis nobilis) é mais frequentemente associada a chás de ervas, porém também surge como um óleo essencial com excelentes propriedades calmantes.

Este óleo é reconhecido por suas propriedades sedativas e ansiolíticas (que reduzem a ansiedade), e também é frequentemente usado em produtos cosméticos e pomadas para tratar irritações e inflamações leves na pele, proporcionando alívio e suavidade.

camomila romana

Adicionalmente, a camomila é bastante conhecida por ajudar a acalmar e induzir o sono.

Ela contém uma substância chamada apigenina, que age no cérebro de maneira similar a alguns calmantes, ajudando a relaxar.

Estudos [5] realizados em laboratório mostram que a camomila pode também ajudar a reduzir a atividade excessiva do sistema nervoso.

Bergamota (Mexerica)

Dentro da aromaterapia, os óleos essenciais com propriedades sedativas ou hipnóticas são os mais utilizados em pesquisas para terapia do sono, especialmente o da bergamota [6] (Citrus bergamia).

O óleo essencial é obtido por prensagem a frio da fruta fresca e utilizada para aliviar os sintomas da ansiedade induzida pelo estresse por possuir efeitos relaxantes e ansiolíticos [6].

oleo essencial de bergamota

Como usar a essência para dormir ?

Se você quer usar a aromaterapia para dormir melhor, primeiro deve escolher o método que mais te agrada e combina com a sua rotina.

Existem quatro métodos de aplicação de aromas e óleos essenciais que pode implementar na sua rotina de sono:

  • Aromaterapia por difusão;
  • Sprays para travesseiros
  • Infusão aromática no banho;
  • Velas perfumadas.

Todos estes métodos de aromaterapia para dormir são mais adequados a diferentes momentos e dependerão das preferências individuais.

Difusor de aromas para dormir

Usar a essência para umidificador para dormir envolve a dispersão das moléculas aromáticas dos óleos no ar.

Pode promover uma sensação de calma e relaxamento, melhorar a concentração e ajudar na respiração.

Adicionalmente, difundir certos óleos como lavanda antes de dormir pode promover um sono mais tranquilo.

difusor de aroma para dormir
Você vai usufruir dos benefícios terapêuticos através da inalação.

Como utilizar a essência para umidificador para dormir:

🪻Escolha o óleo essencial adequado

Escolha óleos essenciais conhecidos por suas propriedades relaxantes, e podem promover o sono.
Óleos como lavanda, camomila e bergamota são populares por suas qualidades calmantes.

💧 Adicione o óleo ao difusor

Se o seu umidificador é compatível com o uso de óleos essenciais, adicione algumas gotas da essência escolhida diretamente à água no reservatório do difusor.

A quantidade ideal varia, mas geralmente são suficientes 3-5 gotas por uso.

⚠️ É importante não exagerar para evitar uma fragrância muito forte que possa ser desconfortável ou irritante.

⏰ Configure o tempo de uso

Configure o difusor para funcionar enquanto você dorme, ou ligue-o um pouco antes de ir para a cama para permitir que o aroma preencha o quarto.

Alguns umidificadores vêm com um temporizador ou configurações de duração, o que pode servir para controlar quanto tempo você deseja que o dispositivo funcione durante a noite.

Sprays de travesseriros

Sprays para borrifar no travesseiro são uma forma prática e eficiente de incorporar a aromaterapia na rotina de sono

Esses sprays geralmente contêm uma mistura de óleos essenciais conhecidos por suas propriedades calmantes.

E claro, são especificamente formulados para serem seguros para uso em tecidos.

melhores sprays para dormir
Muitos gostam de borrifar a sua almofada com um cheiro relaxante.

Sleep Spray IWS

Um exemplo de produto disponível no mercado é o Sleep Spray da I Wanna Sleep, projetado para ser usado em travesseiros e roupas de cama, proporcionando uma atmosfera serena que ajuda a relaxar a mente e o corpo antes de dormir.

Mas não se preocupe, nós testamos o Sleep spra da IWS e vamos te contar se esse tipo de produto funciona mesmo ou não. 😉

sleep spray i wanna sleep
Ele é feito com óleo essencial de lavanda, melatonina e outros botânicos.

airgelly e sleep spray
Testamos o sleep spray com o travesseiro airgelly e o aroma ficou por muito tempo!

Uma coisa é certa, o aroma de lavanda com uma pitada cítrica que vem do extrato da folha de alecrim é uma ótima combinação -- Ele é suave e o cítrico passa uma sensação relaxante.

Podemos dizer que nossa avaliadora agora o usa todos os dias!

O aroma fica por muito tempo tanto no travesseiro quanto no colchão! Posso dizer com propriedade que até o momento em que adormeço eu continuo sentindo o cheiro do spray.

Thaís Assunção

Avaliadora do Sleep Spray

Caso queira experimentar fazer o seu próprio spray de aromaterapia em casa, veja as nossas dicas 👇

Mistura aromática caseira para spray 🌸

Ingredientes:

- Água destilada;
- Óleos essenciais (por exemplo: lavanda, camomila ou bergamota).

Materiais:

- Frasco de spray pequeno (60-120ml);
- Instrumento de medição;
- Funil (opcional).

Instruções:

1. Escolha o seu óleo essencial calmante;

2. Meça cerca de 45-60ml de água destilada;

3. Adicione 10-15 gotas do seu óleo essencial;

4. Misture bem, agitando o frasco.

5. Teste o aroma num lenço de papel.

6. (Opcional) Coloque um rótulo com o nome do óleo essencial e a data.

7. Agite antes de utilizar e pulverize ligeiramente no travesseiro.

Dicas extras:

  • Começar com uma baixa quantidade de óleo e ajustar conforme preferir;
  • Experimentar diferentes combinações de cheiros;
  • Armazenar num local seco e fresco para manter a potência.

Velas perfumadas

A utilização de velas perfumadas para efeitos de aromaterapia é um método cada vez mais popular. 🕯️

Por meio de uma infusão de óleos essenciais – como a lavanda, camomila ou bergamota –, este tipo de velas emite fragrâncias sutis, contribuindo para um ambiente de relaxamento.

O brilho suave das suas chamas adiciona um efeito calmante.

Ilustração de duas velas de tamanhos diferentes acesas com uma pequena chama
As velas são uma boa prática de relaxamento após um dia agitado.

Cuidados específicos:

A aromaterapia com velas perfumadas requer alguns cuidados específicos.

  • Atente-se à qualidade, preferindo materiais naturais;
  • Adote precauções de segurança, mantendo a vela longe de materiais inflamáveis;
  • Certifique-se de que não é alérgico ao aroma escolhido (ou, como alternativa, escolha uma vela de cera de abelha);

O que é a aromaterapia e para que serve?

"Aromaterapia [7] visa promover a saúde, equilíbrio [2] e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções, através do uso terapêutico do aroma natural das plantas por meio de seus óleos essenciais."

Óleos essenciais [7] são extraídos de diferentes partes das plantas, como folhas, flores ou cascas. Cada óleo essencial pode conter até 300 componentes diferentes.

É comum pensar que o efeito de um óleo essencial é devido ao seu elemento principal, mas não é bem assim...

Os efeitos da aromaterapia resultam de uma combinação entre vários ingredientes, criando uma atividade terapêutica combinada e única.

Abaixo você pode ver alguns benefícios [2] e quais óleos estão associados à eles:

✅ Relaxamento e Alívio do Estresse

Óleos como lavanda, camomila e bergamota são reconhecidos por suas capacidades de relaxamento, ajudando a diminuir o estresse e promover tranquilidade.

✅ Estimulação e Energia

Óleos cítricos, como limão e laranja, são usados para elevar a energia, melhorar o humor e trazer uma sensação de vitalidade.

✅ Antisséptico e Antibacteriano

Óleos como tea tree, eucalipto e hortelã-pimenta têm propriedades antissépticas e antibacterianas, úteis para limpeza e combate a infecções.

✅ Alívio de Dores

Óleos como gengibre, hortelã-pimenta e eucalipto possuem qualidades analgésicas, oferecendo alívio para dores musculares e articulares.

✅ Propriedades Anti-inflamatórias

Óleos como incenso e lavanda podem ajudar a reduzir inflamações e promover a saúde da pele.

✅ Melhoria do Sono

Óleos como lavanda, bergamota e camomila são conhecidos por suas propriedades relaxantes, que ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Atualmente [2], em todo o mundo, as terapias complementares estão ganhando mais atenção e são utilizadas tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento.

Em comparação [8] com os medicamentos tradicionais, os óleos essenciais tendem a ter menos efeitos colaterais.

⚠️ Apesar de não ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina devido à falta de evidências científicas, o uso da aromaterapia é incentivado pela Organização Mundial de Saúde e é oficialmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) [9].

Aromaterapia: Como funciona?

Quando são absorvidos [2], uma pequena parte do óleo essencial estimula uma área do cérebro ligada aos sentimentos, memórias e instintos básicos.

  • Quando inalado, a maior parte passa pelos pulmões e entra na corrente sanguínea.
  • Se aplicados na pele, os óleos essenciais são absorvidos e também entram na circulação, alcançando órgãos e tecidos.
  • Quando ingeridos, esses óleos são absorvidos pelo intestino e distribuídos pelo corpo.

Uma vez que os óleos essenciais entram na corrente sanguínea, eles se reajustam e agem [10] de maneira benéfica na área afetada ou onde há disfunção.

Como deixar o ambiente cheiroso com truques caseiros

Para manter sua casa sempre perfumada, existem várias estratégias simples e naturais que podem ser aplicadas.

Então está pronto para conhecer os 5 melhores truques para deixar o ambiente caseiro cheiroso? ✨

1 - Retire o mau cheiro 👃

Você pode começar utilizando ingredientes como o bicarbonato de sódio, que neutraliza odores desagradáveis, espalhando um pouco nos tapetes e aspirando depois de algumas horas.

2 - Tenha planas aromáticas em casa 🌿

Plantas aromáticas, como lavanda e manjericão, alecrim, etc também são excelentes para manter os ambientes frescos e com um cheiro agradável.

3 - Potpourri Natural 💐

Misture flores secas, ervas aromáticas e algumas gotas de óleo essencial e coloque em locais estratégicos da casa. Vão desempenhar um papel na decoração e também são excelentes para manter o ambiente perfumado.

4 - Velas Aromáticas 🕯️

Acender velas aromáticas pode ajudar a criar uma atmosfera relaxante e perfumada em casa. Além de serem uma fonte de iluminação suave, elas liberam odores que podem acalmar e revigorar.

5 - Sachês Aromáticos 🌸

Encha pequenos sacos de tecido com lavanda seca, cascas de cítricos secas ou paus de cravos e canela para criar sachês aromáticos. Coloque-os em gavetas, armários ou sob travesseiros para um cheiro agradável.

Aromaterapia para bebê dormir

⚠️ Nem todos os óleos essenciais são seguros para bebês e é essencial diluir adequadamente os óleos essenciais em um óleo carreador, como óleo de coco ou amêndoa.

Antes de qualquer aplicação, siga a regra de diluição para bebês que geralmente é bem mais leve do que para adultos.

Alguns óleos recomendados para uso em bebês incluem lavanda e camomila-romana, conhecidos por suas propriedades calmantes e relaxantes.

A maneira mais segura de usar a aromaterapia em bebês é por meio de difusores ou umidificadores.

Coloque uma ou duas gotas de óleo essencial no aparelho.

Esse método evita o contato direto com a pele e permite que o aroma suave se disperse pelo ambiente, criando uma atmosfera relaxante.

Ilustração de pessoa a segurar num bebé ao colo
📌 Outra opção é colocar uma gotinha no travesseiro, na parte de trás que não fica em contato direto com a pele.

Outras dicas:

  • Consulte o seu pediatra antes de utilizar qualquer tipo de aromaterapia no seu bebê;
  • Evite a aromaterapia em bebês com menos de 3 meses de idade [11];
  • Não aplique óleo essencial diretamente na pele de bebês e crianças sem que esteja devidamente diluído;
  • Certifique-se de que o seu bebê não ingira os óleos essenciais;
  • Monitore sempre qualquer reação alérgica e interrompa o uso imediatamente caso ocorram.

A nossa conclusão

Em conclusão, os estudos sobre o impacto dos óleos essenciais na melhoria do sono sugerem que eles representam uma abordagem terapêutica valiosa e com grande potencial. 🌸

Desde a lavanda até a bergamota, os diversos benefícios observados, especialmente a promoção de um sono mais tranquilo, ressaltam a importância desses óleos no manejo dos padrões de sono.

Além disso, quando comparados a medicamentos tradicionais, mostram menos efeitos colaterais.

Eles também oferecem várias formas de aplicação, tornando-os uma alternativa atraente na prática terapêutica.

Ilustração de mão a colocar uma gota de óleo essencial sobre a outra mão, com a ajuda de um doseador.
Alguns óleos essenciais são aplicados diretamente sobre a pele (diluídos).

Saiba mais:

Thaís redatora

Thaís Assunção

Bacharel em Nutrição & Criadora de Conteúdo

Desde o início de sua carreira como nutricionista, Thaís sempre almejou compartilhar seu conhecimento e contribuir para a transformação na vida das pessoas. Seu entusiasmo vibrante pela escrita, aliado à sua profunda dedicação à saúde, a impulsionou a perseguir sua verdadeira vocação. E assim, no Hora da Soneca, ela descobriu o ambiente perfeito para entrelaçar suas paixões: escrever e realmente fazer a diferença. 

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