Tamanhos de colchão

Qual o melhor tamanho de colchão?

Última atualização em: 12.04.2023 Tempo de leitura: 4 Min.

Pois é, às vezes comprar um colchão pode acabar se tornando uma verdadeira dor de cabeça! Por isso, saber escolher o melhor tamanho de colchão para o seu caso é fundamental! Afinal, geralmente, passamos um terço de nossas vidas dormindo. 😴

E você achando que mal tinha tempo para dormir!

É justamente por conta desse bocado de tempo que se faz necessária a escolha de um ótimo colchão, que não apenas seja confortável, mas cujo tamanho também atenda as suas necessidades.

Mas e aí, como saber qual é o tamanho perfeito para o seu caso? 🤔

Pode até parecer uma pergunta difícil, mas nada de desespero! Nossos especialistas em sono estão aqui para ajudar.

Veja a seguir um guia completo sobre tamanhos de colchão que preparamos para você! 👇

Tamanhos de colchão

Como escolher o colchão ideal para você?

Tamanhos de colchão disponíveis no mercado brasileiro
Tem tamanho para todos os gostos!

Antes de qualquer coisa, devemos começar pelo mais importante: saber como escolher o colchão mais apropriado para você! Afinal, ao passo em que o tamanho do colchão de casal pode beneficiar uns, a compacidade do colchão solteiro pode beneficiar outros.

É importante deixar bastante claro que, quando se trata de tamanho de colchão, não há um tamanho padrão, um tamanho universal, que agrade todo o mundo. Ou seja:

Não existe um colchão perfeito para todos!

A escolha do colchão perfeito é bastante subjetiva. Contudo, como estamos aqui para te ajudar, trouxemos algumas dicas que podem deixar essa tarefa um pouco mais simples!

Portanto, quando for escolher o tamanho do seu colchão, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Qual a sua estatura? Você é alto, baixo ou mediano?
  • Quanto você pesa? Você está acima, abaixo ou na média do seu peso?
  • Você compartilha a cama com outra pessoa? Tem filhos ou animais de estimação com quem compartilha a cama?
  • Como é o seu sono? Você se mexe muito ao dormir? Caso tenha um parceiro, seu sono também é agitado?
  • Qual é o tamanho do seu quarto? O seu quarto é grande, pequeno ou de tamanho mediano?

Respondendo a estas perguntas, você já terá uma boa noção do colchão que precisa!✅

Entretanto, para que você não erre na sua escolha, preste atenção à nossa "regra geral":

Na dúvida, escolha um colchão que seja 15 cm maior do que você!

Por exemplo: digamos que você tem 1,70 m de altura, logo, o seu colchão deve ter 1,85 m, ou mais, de comprimento. Agora, quanto à largura do colchão, isso vai depender de quanto espaço você quer na sua cama.

Também vale a pena considerar a seguinte dica antes de escolher o tamanho do seu colchão:

Caso esteja substituindo apenas o seu colchão – e é claro, se a medida do colchão anterior era do seu agrado – utilize a estrutura da sua cama, bem como as medidas das roupas de cama, para saber qual tamanho escolher na hora de comprar seu novo colchão!

Ou então:

Caso esteja comprando um colchão pela primeira vez, vale a pena levar em consideração o seu orçamento – lembrando também de incluir, além do colchão e da armação da cama, a roupa de cama, travesseiros, etc.

Agora, que tal darmos uma olhada nos principais tamanhos de colchão para cada etapa da nossa vida?

Qual é o melhor tamanho de colchão para bebês e crianças?

Criança dormindo
Os bebês e as crianças são os que mais precisam de horas de sono, por isso escolher o colchão certo para eles é fundamental!
Tamanhos disponíveis Colchão para berço e colchão de solteiro menor.
Qual material? Materiais de alta qualidade, como o látex, espuma viscoelástica, espuma de poliéster e espuma fria.

Quem tem filhos pequenos sabe como esses toquinhos de gente crescem do dia para a noite! Por isso, é sempre bom que os papais e mamães de plantão saibam exatamente como escolher o melhor tamanho de colchão para os seus filhos!

Principalmente no caso de quem tem bebês em casa, saber o tamanho do colchão para berço é fundamental. Afinal, até o primeiro ano de vida, o que eles mais fazem é dormir!

Geralmente, até os 12 meses de idade, os pequenos cabem perfeitamente em colchões de 0,60x1,30m. Entretanto, ao passo em que vão crescendo, convém escolher algo mais espaçoso e confortável – afinal, eles também são filhos de Deus, não é mesmo? 👼

Até os 5 anos de idade, recomendamos que os seus filhos já estejam em camas de, pelo menos, 0,70x1,50m. “Pelo menos”, porque, nesta idade, apesar de crescerem mais lentamente do que quando bebês, ainda assim crescem surpreendentemente rápido!

Afinal, quem nunca escutou sair da boca de um pai ou uma mãe: "😔...eles crescem tão rápido!”?

A partir dos 6 anos, é recomendado que os pequenos passem a dormir em camas de adolescentes, ou seja: de 0,88x1,88m. Caso mais espaço seja necessário – e é bem provável que seja, pois ultimamente estão crescendo à perder de vista! –, vale a pena investir em um colchão de solteirão (0,96x2,03m)

Qual é o melhor tamanho de colchão para adolescentes?

Jovem dormindo em colchão de solteiro
Os nossos adolescentes podem até ser insuportáveis, mas também merecem uma boa noite de sono!
Tamanhos disponíveis Colchão de solteiro, colchão de solteiro maior, colchão de solteirão e colchão de viúva.
Qual material? Materiais de alta qualidade, como o látex, espuma viscoelástica, espuma de poliéster e espuma fria.

Agora que já passamos pela fase da infância, vamos adentrar no reino conturbado da adolescência – ou melhor a aborrescência!🙄

Bom, verdade seja dita: todos nós já passamos por ela – e quem ainda não passou, um dia passará – e não nos orgulhamos muito, não é mesmo? Quem é que nunca fez uma reflexão sobre seus anos de adolescência e percebeu o quão insuportável era nessa época? 😒

Ok, mas por que estamos falando disso em um artigo sobre tamanhos de colchões?

Simples! Dê uma olhada em nossa dica:

Uma boa noite de sono pode fazer com que este ser insuportável que chamamos de jovem fique muito mais calmo e dócil!

Os papais e mamães de plantão devem se lembrar de como eram os primeiros meses dos seus filhos até completarem o primeiro ano de vida, bastante conturbado, não é mesmo?

Simplesmente, do dia para a noite, seu bebê, que até então estava dormindo maravilhosamente bem, decide que vai passar uma semana inteira sem dormir – oh céus, como cansa! 😱

Pois bem, à estas fases nós damos o nome de “salto de desenvolvimento”. São períodos onde, por conta do desenvolvimento (seja ele psíquico ou físico), o bebê fica inquieto, mudando até mesmo o seu comportamento usual.

Agora, adivinhe só em qual outra etapa da vida o ser humano também passa por saltos de desenvolvimentos?

Isso mesmo! Na adolescência!

Para entender melhor como tudo isso funciona, vamos fazer um exercício imaginativo. Portanto, preste bastante atenção:

Imagine-se novamente aos 14 anos e lembre-se de como foi a sua adolescência. Lembre-se de como o seu relacionamento com seus pais mudou, lembre-se de como a sua relação com os seus amigos também mudou.

Lembre-se, inclusive, das espinhas que surgiram! – e da autoestima que desapareceu! 🙃

Tenso, não é mesmo? Então, como se não fosse o bastante, some a tudo isso uma noite de sono conturbada – e quem dera fosse apenas uma, pois, na verdade, são várias!

Daqui em diante, você vai olhar os seus filhos com muito mais compaixão!

Mas também não precisa se preocupar! Pois, para deixar o sono dos seus filhos melhor, você pode optar por um colchão próprio para adolescentes, ou seja: o clássico colchão de solteiro, o qual citamos anteriormente, de 0,88x1,88m.

Entretanto, se você quiser dar ainda mais conforto para eles, mas sem ter de apelar para colchões de casais, pode também optar pelo colchão 0,96x1,88m (conhecido como colchão de solteirão) ou então pelo 1,28x1,88m (conhecido como colchão de viúva).

Quais os melhores tamanhos de colchão para casal?

casal dormindo de conchinha
Seja para dormir, para assistir séries ou para esquentar a relação, os colchões de casal foram feitos para quem quer ficar juntinho da sua cara-metade.
Tamanhos disponíveis Colchão de casal, colchão Queen Size e Colchão King Size.
Qual material? Materiais de alta qualidade, como o látex, espuma viscoelástica, espuma de poliéster e espuma fria.

Enfim, chega de falar de adolescência e puberdade! – e se você também não gosta de falar em puberdade, toca aqui! 🖐

Chegou a hora de nos instalarmos na vida adulta e procurarmos um colchão para quem já tem a sua cara metade – ou então para quem quer informar o universo de que está disponível. E não há tamanhos melhores para este fim do que os colchões de casal, o Queen Size e o fabuloso King Size!

Se você e a sua companhia gostam de dormir sempre juntinhos, faça frio ou calor, faça chuva ou faça sol, estejam os dois brigados ou não, então o colchão de casal é a opção certa para vocês!

colchão de casal
Nem tão apertado, nem espaçoso demais, o colchão de casal é feito na medida certa.
Com 1,38x1,88m de puro conforto, os pombinhos podem desfrutar de uma ótima noite de sono, com direito a conchinha e pés entrelaçados! 💏

O colchão de casal também é uma ótima opção para os casais que não podem abusar muito do espaço disponível no quarto, visto que é mais compacto que o Queen ou o King Size.

E falando nestas duas altezas, elas também são ótimas opções para os casais mais espaçosos, entretanto com algumas diferenças entre si.

Se você ou a sua alma gêmea gostam de dormir esparramados na cama, ou então se mexem demais ao longo da noite, mas não têm filhos, o colchão Queen Size é a melhor opção!

Colchão Queen Size
Para os casais que preferem mais espaço na hora de dormir, o colchão Queen Size é uma ótima opção.
Com 1,58x1,98m, o colchão de tamanho Queen Size tem espaço suficiente para duas pessoas dormirem confortavelmente, podendo ficar jutinhas nos dias mais frios, ou então cada uma no seu canto quando o calorzão estiver pegando! 🥵

Agora, se além de casados, vocês já tem uma criança e ainda fazem cama compartilhada, então o tamanho King Size é o mais indicado.

Colchão King Size
Para quem já constituiu sua família, nada melhor que um colchão tamanho família: o colchão King Size!
Não somente porque é mais largo que o Queen Size, mas também porque é mais comprido, com 1,93x2,03m, tamanho perfeito para pais e filhos aproveitarem uma boa soneca! 👪

Além disso, o colchão ferece mais espaço para que toda a família possa dormir tranquila, sem acabar colocando em risco a vida do bebê, de acabar sendo sufocado, ou então prejudicando o descanso dos pais.

Colchão sob medida: uma opção para quem procura mais espaço

Mulher se espreguiçando no colchão
Para quem deseja ainda mais espaço ou então uma medida exata, os colchões sob medida podem ser uma ótima alternativa.
Tamanhos de colchão Personalizado.
Qual material? Materiais de alta qualidade, que variam com a escolha de cada consumidor.

Se você ainda não está satisfeito com nenhuma das opções que oferecemos até então, pode optar por encomendar um colchão feito sob medida. A grande vantagem dessa opção é ter um colchão feito 100% personalizado, feito exclusivamente para a sua morfologia.

Um colchão feito sob medida pode ser encomendado diretamente em uma fabricante de colchões. Lá eles usarão as espumas e molas mais adequadas para o seu caso.

Dependendo da sua disponibilidade, bem como da fabricante, você pode testar pessoalmente os diferentes tipos de materiais que serão, mais tarde, usados na confecção do colchão dos seus sonhos!

Entretanto, fique atento: além de ser uma opção mais cara, também é mais trabalhosa. Afinal, além do colchão, você terá de encontrar uma estrutura de cama adaptada ao tamanho do colchão encomendado.

Além disso, você também terá de encontrar roupas de cama adequadas – é, é um trabalho a mais, mas pode valer a pena pelo conforto. 🤷‍♂️
Mulher feliz no colchão
Um colchão sob medida é um colchão feito exclusivamente para você.

Apesar de não ser um produto tão simples de ser adquirido, o colchão feito sob medida é uma das melhores soluções para quem precisa de um colchão que não está disponível no mercado.

Inclusive, com esta opção, você pode definir qual vai ser o tamanho do seu colchão, podendo ultrapassar as medidas do imponente King Size!

Considerações finais sobre os tamanhos de colchão

Bom, agora você já tem uma boa noção sobre todos os tamanhos de colchão disponíveis para você e sua família! 😉

Tudo o que você precisa fazer é escolher qual é o melhor para o seu caso!

E é claro, para saber quais são os melhores colchões do mercado, fique sempre de olho em nossas matérias aqui no Hora da Soneca, pois nosso time de especialistas do sono, bem como nossos testadores estão sempre de olhos bem abertos procurando as melhores opções disponíveis.

Até mais! 👋

Foto Lucas

Lucas

Criador de Conteúdo

Depois de passar noites em claro, trabalhando, senti meu rendimento baixar assustadoramente! 😰

Recuperando minha disposição somente após uma boa noite de sono, vi o valor que o descanso tem! Agora, minha missão é te ajudar a escolher o colchão adequado para tornar suas noites ainda melhores! 👍

Esse artigo foi útil?
Deixe um comentário
Preencha este campo:
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário? Adoraríamos saber a sua opinião:

Como podemos melhorar? Adoraríamos saber as suas sugestões:

Por que confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Mas por que confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testamos 180 produtos globalmente e agora operamos nossa própria instalação de testes equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono que treinam nossa equipe, revisam nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relacionamentos próximos com fabricantes, o que nos dá vantagem nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises número 1 na Europa, fazendo parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente.
  • Com milhões de visitantes a cada ano, nosso alcance global não se resume apenas a números - trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a todos.
<p>&gt; 180 produtos testados</p>

> 180 produtos testados

<p>&gt; 19.836 horas de pesquisa</p>

> 19.836 horas de pesquisa

<p>&gt; 6 milh&otilde;es de pessoas confiam em n&oacute;s</p>

> 6 milhões de pessoas confiam em nós

<p>7 experts</p>

7 experts

<p>#1 no mercado europeu</p>

#1 no mercado europeu

Também pode estar interessado em:

    Sim, por favor! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.