Dormir de bruços

Dormir de bruços faz mal? Conheça as nossas recomendações!

Última atualização em: 08.11.2023 Tempo de leitura: 5 Min.

Dormir de bruços, apesar de inicialmente parecer bem confortável, esconde armadilhas para a nossa saúde.

Geralmente, especialistas recomendam evitar dormir de bruços, por conta da pressão que essa posição faz sobre o pescoço e a coluna cervical. 🤕

No entanto, é uma das 3 principais posições de dormir - e sabemos o quanto pode ser difícil mudar esse tipo de hábito.

Por isso, resolvemos fazer uma análise completa do assunto – listamos não só as desvantagens dessa posição, como também os potenciais benefícios, e recomendamos alguns dos produtos mais adequados para quem a escolhe!

Ilustração de um homem deitado de bruços na cama, ao lado de um gato.

Por que não recomendamos dormir de bruços?

Você provavelmente já ouviu falar que dormir na posição de bruços - também conhecida como “barriga para baixo” - não é ideal. ❌

De acordo com o Instituto do Sono, dormir de bruços leva a um certo estresse nas regiões cervical e lombar, resultando em dores e até mesmo prejuízos ortopédicos.

O que faz bastante sentido quando pensamos que, quando nos deitamos com a barriga para baixo, nossa coluna vertebral fica “reta” ao invés de manter sua curvatura natural.

Ilustração da coluna cervical.
Quando nos deitamos de bruços, esse “S” formado pela coluna cervical se perde.

Outra questão preocupante é o pescoço. Para conseguir respirar nessa posição, precisamos virar a cabeça de lado. Essa torção constante pode causar tensões e, ao longo do tempo, pode levar a lesões mais sérias. 😣

Portanto, a mensagem aqui é clara: dormir de bruços não é a melhor posição para a saúde da sua coluna e pescoço.

Outros problemas

Apesar da principal desvantagem dessa posição estar diretamente relacionada à saúde vertebral, existem outros prejuízos, como:

  • Pressão facial → com o passar do tempo, a pressão do rosto contra o travesseiro pode contribuir para o desenvolvimento de rugas e problemas de pele (como espinhas e acnes). E já existem estudos que relacionam a posição de dormir com este fenômeno.
  • Pressão sobre músculos e articulações → pode prejudicar a circulação sanguínea, resultando em câimbras frequentes, formigamento e dormência dos membros (principalmente os braços, que geralmente ficam “presos” embaixo do travesseiro).

Dormir de bruços pode ter alguma vantagem?

Bom, já entendemos que, para este caso, as desvantagens superam os benefícios…

Mas será que tem mesmo algum benefício em dormir de barriga para baixo? 🤔

Nós fizemos uma abrangente pesquisa pelos estudos existentes, e só conseguimos encontrar uma vantagem dessa posição de dormir:

Redução do ronco

O ronco é um problema noturno bastante comum, que pode ser um enorme incômodo tanto para o seu próprio sono, como para o sono de quem dorme com você.

Dormir de barriga para baixo tem sido associado a uma potencial redução do ronco, em alguns casos. Essa vantagem pode ser atribuída ao efeito da posição na abertura das vias respiratórias.

Explicando melhor: quando dormimos de costas, a língua pode descer para a parte de trás da garganta, obstruindo parcialmente as vias aéreas – e isso gera os roncos.

Ao dormir de bruços, mantemos as vias respiratórias abertas, reduzindo a probabilidade de roncar. 👃

vias respiratórias bloqueadas ao dormir de costas

Este pequeno estudo sueco traz informações ainda mais interessantes: além da posição de bruços (prona) ter reduzido os sintomas de apneia do sono, eles sugeriram que o colchão e travesseiro corretos influenciaram diretamente neste resultado - o que abordaremos mais abaixo.

Grávidas e bebês podem dormir de bruços?

Essa é uma das perguntas mais comuns durante o período de gestação e pós parto.

E já te respondemos: de forma geral, nem grávidas, nem bebês recém nascidos devem dormir de bruços. Mas vamos por partes…

Grávida pode dormir de barriga para baixo - até certo ponto!

Até o fim do primeiro trimestre, geralmente não há muito problema em dormir de bruços (inclusive muitas mulheres demoram para descobrir que estão grávidas, e continuam dormindo na posição habitual). 🫄

Porém, a partir do segundo trimestre, já se recomenda dormir de lado.

Até porque, vamos combinar que conforme a barriga vai crescendo, não é nem fácil nem confortável dormir de outra forma, né?!

gestante dormindo de lado

Mas além disso, de lado é a única posição que promove uma circulação sanguínea adequada tanto para a mãe quanto para o bebê.

Também é uma boa ideia que as gestantes utilizem um travesseiro entre as pernas, ajudando a aliviar a pressão nos joelhos.

Por que o bebê não pode dormir de bruços?

Diferentemente das recomendações para as grávidas, para os bebês o assunto pode ser menos óbvio e dedutível.

⚠️ A posição de prona (ou barriga para baixo) deve ser evitada a todo custo para recém nascidos!

Isso porque esta posição aumenta o risco de asfixia do bebê - também chamada de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL).

bebê dormindo ao lado do pai
Garanta que o seu bebê durma de barriga para cima.

Com quantos meses o bebê já pode dormir de bruços?

Isso vai depender do próprio neném: quando ele(a) conseguir rolar livremente entre posições, sem ajuda, é porque já pode dormir como quiser, em segurança. 😇

De forma geral, recomenda-se que sejam colocados para dormir na posição de costas (barriga para cima) até pelo menos 1 ano de idade.

Posso dormir de bruços depois de uma cirurgia?

Bom, tudo vai depender do tipo de procedimento que você realizou.

Geralmente, cirurgias na região frontal, como abdominoplastia, mastopexia (e outras na região das mamas), retirada de vesícula, ou outras operações que envolvem órgãos da parte da frente do nosso corpo exigem que o paciente repouse de barriga para cima.

Dormir de bruços nesses casos pode aumentar o inchaço pós cirúrgico ou, pior, aumentar os riscos de abrir os pontos da cicatriz. 🪡

Então o ideal é esperar pelo menos alguns dias até que a cicatrização esteja bem o suficiente para poder voltar a dormir de barriga para baixo.

⚠️ Mas atenção: cada procedimento tem suas recomendações específicas, que podem inclusive depender do seu próprio organismo. Logo, sugerimos que você tire essa dúvida diretamente com o profissional cirurgião que está te acompanhando.

Escolhendo os produtos de sono adequados

Sabemos o quão difícil é mudar a rotina de sono, quando estamos habituados a dormir em uma determinada posição.

Mesmo sabendo das desvantagens que dormir de bruços tem para a saúde, pode ser difícil alterar a forma como dormimos.

Por isso mesmo, existem algumas medidas que podemos tomar para minimizar os danos, escolhendo os produtos de sono mais adequados para a posição de escolha. ⬇️

A escolha do travesseiro ideal

Na verdade, o ideal para quem dorme de bruços é não utilizar um travesseiro.

Isso porque a posição já não é muito boa do ponto de vista ergonômico (torção do pescoço), agora imagina se colocarmos uma altura adicional à essa situação?

dormir de bruços sem travesseiro

Mas sabemos que nem todo mundo consegue dormir sem travesseiro - então pelo menos deve-se atentar à altura e firmeza do produto.

Para evitar pressão excessiva no pescoço, escolha um travesseiro baixo, mantendo a cabeça alinhada da forma mais neutra e natural possível.

💡 Existem, atualmente, algumas opções de travesseiros ajustáveis, que permitem a alteração da altura para combinar com a sua posição de sono!

A escolha do colchão ideal

O colchão desempenha, também, um papel crucial em proporcionar um suporte adequado ao seu corpo!

O suporte ideal previne que você afunde demais.

Assim, você evita o desalinhamento da coluna e, consequentemente, desconforto e dores.

dormir de bruços em um colchão firme

Por isso, recomendamos um colchão mais firme, já que este tipo de suporte reduz os pontos de pressão, ajudando a distribuir o peso de forma uniforme.

Aqui estão algumas recomendações para aqueles que dormem de bruços:

As nossas recomendações para dormir de bruços

Caso você consiga, sugerimos que tente mudar de posição para dormir, preservando a saúde da sua coluna e, consequentemente, evitando dores e incômodos.

Diferentes posições de dormir: de bruços, de costas e de lado.

Como transicionar para uma posição melhor?

Faça o ajuste de posição pouco a pouco – o seu corpo vai demorar a se adaptar e inicialmente poderá não achar a nova posição tão confortável, mas é tudo uma questão de costume.

💡 Uma dica é tentar inicialmente posicionar almofadas de forma estratégica ao seu lado, para guiar o seu corpo a assumir a nova posição para dormir, e evitar que ele volte a ficar de barriga para baixo!

De acordo com as nossas pesquisas, a posição mais indicada pelos especialistas é de lado. Faça o teste!

Se não conseguir mudar este hábito de jeito nenhum, recomendamos então a combinação de:

Colchões mais firmes + Travesseiros mais baixos

(ou mesmo nenhum travesseiro)

Assim, conseguirá ter uma noite de sono mais agradável, sem forçar tanto o seu corpo! 😴

FAQ

  • O que é dormir de bruços?


    É uma das 3 principais posições de dormir, também conhecida como "dormir de barriga para baixo".

  • Dormir de bruços é saudável?


    De um modo geral, podemos dizer que dormir de bruços, apesar de ser a posição de escolha de algumas pessoas, não é considerada a posição mais saudável.

    Pode levar à tensão do pescoço e das costas, compressão das vias respiratórias e pressão facial. Considere o seu conforto e os diferentes prós e contras ao escolher a sua posição ideal para dormir.

  • Como posso minimizar o desconforto ao dormir de bruços?


    Para minimizar o desconforto e as possíveis dores associadas, enquanto não consegue mudar de posição, pode usar um travesseiro mais baixo e molinho, para manter a sua cabeça em uma posição mais neutra – ou mesmo dormir sem travesseiro. 

    Se o desconforto e/ou as dores persistirem, recomendamos que fale com um profissional de saúde, que poderá te aconselhar sobre possíveis problemas de saúde.

  • Referências

Karen

Karen Palermo

Farmacêutica & Criadora de Conteúdo

Como farmacêutica clínica, a missão principal da Karen sempre foi ajudar as pessoas através da informação sobre saúde! 👩‍⚕️ Ela sabe bem o quão fundamental é o papel do sono, e irá te ajudar a entender melhor o que você precisa para garantir aquele descanso merecido. 💤

Certificações:

Você pode entrar em contato com a Karen pelo e-mail karen@airi.media ou LinkedIn. 📩

Esse artigo foi útil?
Deixe um comentário
Preencha este campo:
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário? Adoraríamos saber a sua opinião:

Como podemos melhorar? Adoraríamos saber as suas sugestões:

Por que confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Mas por que confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testamos 180 produtos globalmente e agora operamos nossa própria instalação de testes equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono que treinam nossa equipe, revisam nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relacionamentos próximos com fabricantes, o que nos dá vantagem nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises número 1 na Europa, fazendo parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente.
  • Com milhões de visitantes a cada ano, nosso alcance global não se resume apenas a números - trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a todos.
<p>&gt; 180 produtos testados</p>

> 180 produtos testados

<p>&gt; 19.836 horas de pesquisa</p>

> 19.836 horas de pesquisa

<p>&gt; 6 milh&otilde;es de pessoas confiam em n&oacute;s</p>

> 6 milhões de pessoas confiam em nós

<p>7 experts</p>

7 experts

<p>#1 no mercado europeu</p>

#1 no mercado europeu

Também pode estar interessado em:

    Sim, por favor! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.