Colchão duro faz mal?

Como o Colchão Duro pode Influenciar na Saúde da sua Coluna

Última atualização em: 18.08.2023 Tempo de leitura: 10 Min.

Em busca de saúde e bem-estar, muitas vezes nos perguntamos se o ditado "colchão duro é bom para a coluna" é verdadeiro. No entanto, a resposta não é tão simples.

Um colchão mais duro, com maior densidade, pode ser adequado para algumas pessoas e para outras não. O ideal é encontrar um equilíbrio, um colchão que acompanhe a curvatura da coluna sem exercer pressão excessiva.

Neste post, abordaremos diversos fatores que devem ser considerados para determinar qual é o melhor tipo de colchão para suas necessidades. Ao final, você terá informações suficientes para tomar uma decisão informada. Vamos lá? 🤓

Mulher deitada com a coluna ergonomicamente alinhada devido ao colchão certo.

Então, o colchão duro realmente faz mal?

Indo direto ao ponto: não! Um colchão muito firme não faz mal.🙌

A escolha, no entanto, é uma decisão pessoal e o mais importante é encontrar um que ofereça o suporte necessário, deixando sua coluna em uma posição neutra e alinhada durante o sono

Vamos começar pelo básico!

Se você chegou aqui, provavelmente está iniciando sua jornada em busca de saúde e bem-estar, ou talvez, quer apenas dar um jeito naquela dorzinha nas costas. Bom, independente da sua motivação, uma coisa é certa, você quer descobrir se o que ouvimos na maior parte da nossa vida é real. O famoso “colchão duro é bom para a coluna”.

Mas, será que realmente isso vai ser a solução dos seus problemas? E bom, a resposta é: depende! Um colchão de maior densidade, e, por consequência, mais duro, pode ser adequado para você, mas não para outra pessoa.

Eu sei que você estava esperando algo mais assertivo, mas, para chegar na conclusão final há vários fatores que você deve considerar, e nesse post iremos discorrer um pouco sobre todos eles, então fique ligado. 😉

O Sono e o bem-estar

É perceptível o quanto uma boa noite de sono, em um colchão ideal para as suas necessidades, pode melhorar não apenas seu bem-estar de uma forma geral, mas também prevenir ou aliviar as dores nas costas. 😴

Homem dormindo bem.

E se enganam aqueles que acham que esse tipo de problema acontece apenas com quem está na terceira idade ou chegando perto.

Por mais que não pareça, a incidência de dores na lombar vêm aumentando sistematicamente nos últimos anos.

Especialmente em jovens adultos e adolescentes já que, com o envelhecimento, a tendência é uma redução na percepção de dor.

A dor nas costas nos mais jovens possui causas multifatoriais, como:

  • Carregar excesso de peso;
  • Mobílias inadequadas (cadeiras, etc.);
  • Atividades de vida diária com posturas incorretas;
  • Permanecer sentado por períodos prolongados;
  • Sedentarismo;
  • Postura incorreta ao dormir.

Homem sentado com a postura errada

E, por último, mas não menos importante: um colchão inadequado. Deitar-se em um colchão demasiado mole ou demasiado duro é um dos fatores de maior influência, visto que passamos cerca de 8 horas diárias dormindo.

Já pensou passar oito horas ininterruptas naquelas cadeiras duras do consultório médico, ou naquele puff da sua priminha que é macio demais e você acaba afundando? 🥴

Pois é, você pode estar fazendo seu corpo enfrentar estresses semelhantes sem nem mesmo perceber!

Então, o que fazer? 🤔 É necessário que o colchão cumpra com a função ortopédica essencial, que é se adequar ao corpo humano.

Isso implica em ser suficientemente firme para sustentar o peso do corpo e, ao mesmo tempo, ser suave o bastante para se moldar às curvas do nosso corpo, permitindo que a coluna descanse em uma posição natural.

Se você ainda tem dúvidas, aprenda como escolher o melhor colchão para você.

Quais são os efeitos de um colchão muito duro?

Como dito anteriormente, nossas pesquisas mostraram que se você dormir constantemente em um colchão não se adapta ao seu corpo, ele pode trazer diversos efeitos negativos. 🤕

Sendo alguns deles:

Desconforto e má qualidade de sono

Um colchão excessivamente duro pode trazer dificuldades para encontrar uma posição confortável.

Resultando em interrupções frequentes no sono, noites mal dormidas e a sensação de cansaço e sonolência durante o dia.

desconforto

Pressão excessiva

Como o colchão não se adapta corretamente aos contornos do corpo, pontos de pressão intensa em áreas como ombros, quadris e costas podem surgir, causando dor e incômodo.

Agravamento de dores nas costas e articulações

Pessoas com problemas nas costas ou articulações devem ter um cuidado maior ao realizar sua escolha. A falta de suporte adequado pode resultar em má postura durante o sono, aumentando a tensão nos músculos e articulações e contribuindo para a ampliação das dores.

Qual o melhor colchão para coluna, duro ou mole?

  Mulher de cabelos castanhos, confusa, se perguntando qual é o colchão ideal para ela.

Essa pergunta tem inúmeras respostas, já que o colchão mais adequado para cada indivíduo vai depender das particularidades do mesmo.

Inicialmente, é importante ressaltar que o colchão deve se adaptar às curvas naturais da coluna e do corpo.

O que proporciona um suporte adequado e minimiza o estresse na coluna.

Assim, vários fatores influenciam na escolha, tais como peso corporal e altura, preferência de firmeza e também particularidades que dizem respeito a possíveis doenças como artrite, lombalgia, etc.

Após todas essas considerações, é interessante também ter um conhecimento sobre quais são as densidades mais utilizadas antes de fazer sua escolha.

No final, o que você deve manter em mente é que o colchão muito macio comumente não oferece o apoio adequado para a acomodação da coluna e o muito duro acaba exercendo pressão excessiva em alguns pontos do corpo.

Saiba como escolher de acordo com a posição que você dorme

A posição que dormimos, influencia diretamente nos “Pontos de Pressão" do nosso corpo. Mas o que são eles? 🧐

São áreas específicas do corpo que afundam mais profundamente no colchão quando comparadas à outras. Por exemplo, ao deitar-se de lado, os pontos de pressão principais são o quadril e o ombro.

A inadequação do colchão em relação ao formato corporal pode resultar em desconforto durante o sono e, o que é mais preocupante, despertar com dores nas costas significativas.

📌 Uma curiosidade é que os colchões de alta qualidade são geralmente projetados para acomodar todas as posições de dormir. Além de aliviar os pontos de pressão, também promovem uma circulação sanguínea adequada e proporcionam uma sensação geral de bem-estar.

Para quem dorme de lado

Casal dormindo de lado no colchão ideal.

Para aqueles que preferem dormir de lado, é crucial que o colchão permita que o ombro e o quadril afundem suavemente na superfície.

Essa conformidade é essencial para garantir um alinhamento adequado da coluna durante o sono, o que é crucial para uma postura saudável.

Os colchões de espuma distribuem uniformemente o peso corporal, reduzindo os pontos de pressão.

Para os que dormem de bruços

Para aqueles que adotam a posição de dormir de bruços, é importante escolher um colchão mais firme.

dormir de bruços

Especialmente na região pélvica, a fim de evitar um afundamento excessivo.

Colchões com estrutura de molas e espuma fria, ou até mesmo espuma viscoelástica, como são recomendados para atender a essas necessidades.

Para aqueles que dormem de costas

Mulher dormindo de costas

Por outro lado, para aqueles que dormem de costas, é aconselhável optar por um colchão mais firme, que não permita um afundamento excessivo.

Nesse sentido, colchões com estrutura de molas ou feitos de espuma fria são opções adequadas.

Quais são as densidades de colchões mais utilizadas?

Existem várias densidades e dependendo do país e região algumas são mais utilizadas do que outras. Por exemplo, no Brasil é mais comum o uso de uma firmeza de médias mais duras (D28, D33 e D45), e já na Europa a preferência é por colchões de firmeza média mais macios (D30).

Densidade Firmeza Descrição
D20 - D28 Baixa a média São geralmente mais macios e oferecem um suporte mais suave.
D28 - D35 Média Oferecem um equilíbrio entre suporte e conforto e são mais utilizados em colchões de espuma de boa qualidade e colchões de molas bonnel.
D35 - D45 Média a Alta Os colchões com essa numeração são mais firmes e oferecem um suporte mais rígido, sendo mais utilizados em espuma de alta qualidade, colchões de molas ensacadas e ortopédicos.
D45 + Alta São extremamente firmes e oferecem um suporte muito firme, podendo ser caracterizados como desconfortáveis para alguns. São usados em colchões terapêuticos, colchões ortopédicos específicos e em casos especiais onde um suporte extra é necessário

O colchão d28 é duro?

   Um homem e uma mulher analisando a densidade de um colchão.

Não necessariamente. Dizemos isso porque ele é teoricamente considerado de firmeza intermediária, no entanto, para uma pessoa com necessidades específicas ele pode ser mais firme do que o ideal.

A escala de densidade em colchões varia de acordo com o país e o fabricante, mas, em geral, D28 indica que o colchão tem uma firmeza moderada. Essa firmeza pode ser adequada para pessoas que preferem um suporte um pouco mais firme mas com conforto.

O colchão densidade 45 é muito duro?

Sim, essa numeração implica em um colchão de alta densidade, que tende a ser mais firme quando comparado com um colchão de densidade mais baixa, como por exemplo, o D28. No entanto, é importante lembrar que a percepção de firmeza de um colchão pode variar de pessoa para pessoa.

O colchão ortopédico é duro?

O colchão ortopédico se diferencia dos outros colchões por oferecer uma melhor sustentação do corpo.

Geralmente, ele é produzido com uma matéria-prima que cede à pressão do corpo, mas apenas o suficiente para manter a coluna reta.

Podemos dizer que essa crença foi instalada com sucesso na maior parte dos brasileiros!

Especialmente porque antigamente era muito comum ver na casa dos nossos avós aquele colchão ortopédico que era duro igual à pedra.

  Um homem dormindo confortavelmente com seu gatinho laranja em sua cama.

Naquela época, devido à falta de recursos, pesquisas e tecnologias envolvendo as nuances do sono, os colchões ortopédicos realmente eram bem pesados e rígidos, no entanto, hoje em dia as coisas são diferentes.

Embora esses itens sejam projetados para fornecer suporte adicional à coluna vertebral, nem todos são necessariamente duros. 🤗

O termo "ortopédico" refere-se à capacidade do colchão de manter a coluna em uma posição neutra e alinhada durante o sono, promovendo uma distribuição adequada do peso corporal.

Alguns podem ser firmes, mas também existem opções que combinam firmeza e suavidade, oferecendo conforto e suporte equilibrados. É importante entender que a escolha de um colchão ortopédico deve ser baseada nas necessidades individuais e preferências pessoais, considerando fatores como:

  • A postura de dormir;
  • Condições de saúde;
  • Preferências de conforto;
  • Ao buscar um colchão ortopédico, é recomendado obter orientação profissional para encontrar a opção mais adequada à saúde da coluna.

Como escolher a densidade do seu colchão

 Mulher se perguntando como escolher a densidade para o colchão.

Os resultados de pesquisas realizadas por Marques e Albuquerque indicaram que o colchão médio firme é o que implica em melhor qualidade do sono e prevenção de dor nas costas.

No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração quando esse momento chegar, sendo eles:

Peso corporal
Geralmente, quanto maior o peso, maior deve ser a densidade do colchão para garantir um suporte adequado.

Preferências de firmeza
Algumas pessoas preferem colchões mais firmes, enquanto outras preferem uma sensação mais macia e aconchegante. Então, como a densidade do colchão está relacionada à firmeza, se sua preferência é por um colchão macio e fofinho, prefira densidades menores como a D28.

Necessidades de suporte
Lembre-se de levar em consideração quaisquer necessidades específicas de suporte que você possa ter, como dores nas costas, problemas de coluna ou outras doenças como artrite.

É importante consultar um profissional de saúde ou um especialista em colchões para obter recomendações personalizadas nesses casos, especialmente se você tiver condições médicas específicas. Além desses fatores, avaliar outros aspectos, como materiais e tecnologia de suporte também são importantes.

Comprei Um Colchão Duro, O Que Fazer?

Se você não teve tempo de pesquisar com antecedência e acabou fadado ao uso de um colchão muito duro, não se preocupe, temos algumas soluções que irão facilitar sua vida!

  1. Pillow top

Um pillow top é uma camada fina e acolchoada que pode ser colocada sobre o colchão para adicionar maciez e conforto. E dessa vez, quando for adquirir o seu, procure saber quais serão a espessura e a densidade adequadas para atender às suas preferências.

  1. Protetor de colchão acolchoado

Pode parecer semelhante ao pillow top, no entanto, o protetor de colchão é uma capa feita para proteger o colchão contra sujeira e derramamentos. Existem os acolchoados, que irão adicionar também uma camada extra de amortecimento ao colchão, tornando-o mais suave.

  1. Experimente diferentes travesseiros

Experimente diferentes tipos de travesseiros, como travesseiros de espuma viscoelástica ou travesseiros de plumas, pois, às vezes, a escolha do travesseiro pode fazer uma grande diferença no conforto do colchão.

  1. Faça uso de cobertores ou edredons extra

Tentar adicionar camadas extras de cobertores ou edredons sobre o colchão com o intuito de criar uma superfície mais macia é uma boa solução temporária.

  1. Entre em contato com o fabricante ou vendedor

Se após tentar algumas dessas soluções seu colchão ainda estiver muito desconfortável, entre em contato com o fabricante ou vendedor para verificar se há alguma opção de troca ou devolução disponível.

  • Uma camada de nuvem
    PillowTop Conforto Intermediário
    A partir de   1.077,30 R$ (1.299 R$)
    🐑 Conforto Extra.
    🍃Tecido Fresco, percal 200 fios, lavável à máquina.
    ☑ Tamanho ideal, disponível em quatro tamanhos diferentes.
    🚚Frete Grátis.
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"
    🐑 Conforto Extra.
    🍃Tecido Fresco, percal 200 fios, lavável à máquina.
    ☑ Tamanho ideal, disponível em quatro tamanhos diferentes.
    🚚Frete Grátis.
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"
  • Excelente qualidade
    Capa Protetora
    A partir de   287,00 R$ (638 R$)
    A capa protetora Emma foi a Marca Nº1 na Escolha do Consumidor e distinguida com o prêmio 5 Estrelas.
    A capa protetora Emma foi a Marca Nº1 na Escolha do Consumidor e distinguida com o prêmio 5 Estrelas.
    Protetor de Colchão Bamboo
    A partir de   269,90 R$ (299,90 R$)
    🛡️ Maior proteção ao seu colchão
    💧 Impede a penetração de líquidos e odores
    🧼 Praticidade de higienização: lavável na máquina
    📏 Grande variedade de tamanhos
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"
    🛡️ Maior proteção ao seu colchão
    💧 Impede a penetração de líquidos e odores
    🧼 Praticidade de higienização: lavável na máquina
    📏 Grande variedade de tamanhos
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"
  • O nosso favorito
    Travesseiro Zissou
    A partir de   531 R$ (590 R$)
    🌍 Modelo universal que se adapta a qualquer pessoa!
    😴 Travesseiro Modular composto por 3 camadas de espuma viscoelástica e 2 camadas de fibra siliconada.
    🧼 Capa é removível e lavável.
    "Compre 2 travesseiros e ganhe R$100,00 OFF"
    🌍 Modelo universal que se adapta a qualquer pessoa!
    😴 Travesseiro Modular composto por 3 camadas de espuma viscoelástica e 2 camadas de fibra siliconada.
    🧼 Capa é removível e lavável.
    "Compre 2 travesseiros e ganhe R$100,00 OFF"
    Maior versatilidade
    Travesseiro Antiestresse
    A partir de   332,00 R$ (738 R$)
    ⚖️ Equilíbrio perfeito entre maciez e firmeza
    😌 Fios de carbono para mais relaxamento
    🛌 Ótimo para quem dorme de lado/costas
    ⚖️ Equilíbrio perfeito entre maciez e firmeza
    😌 Fios de carbono para mais relaxamento
    🛌 Ótimo para quem dorme de lado/costas
    Recomendado para alérgicos
    Purity
    A partir de   269,00 R$ (600 R$)
    🌿 Hipoalergênico e antimicrobiano
    ⚫ Infusão de carvão ativado
    🕵️‍♂️Para quem prefere travesseiro baixo
    🌟1 ano de garantia, 100 noites de teste, frete grátis
    🌿 Hipoalergênico e antimicrobiano
    ⚫ Infusão de carvão ativado
    🕵️‍♂️Para quem prefere travesseiro baixo
    🌟1 ano de garantia, 100 noites de teste, frete grátis
    Uma camada de nuvem
    Snow
    A partir de   312,30 R$ (409 R$)
    🐑Muita maciez e suporte para seu pescoço
    📏Regulável, para todas as posições de dormir
    ❄️ As fibras de bambu garantem frescor
    🧼Capa lavável
    👨‍👧‍👧 Disponível na versão infantil
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"
    🐑Muita maciez e suporte para seu pescoço
    📏Regulável, para todas as posições de dormir
    ❄️ As fibras de bambu garantem frescor
    🧼Capa lavável
    👨‍👧‍👧 Disponível na versão infantil
    "Use o Cupom HORA10 e ganhe 10% de desconto no site da IWS"

Resumindo

Como pudemos perceber, ter a coluna completamente reta na hora de dormir não é sinônimo de saúde! 🤔

Na verdade, nossa coluna possui curvas naturais que desempenham um papel fundamental no equilíbrio do corpo e ter uma postura adequada é diferente de buscar uma retidão total, o que seria impossível de alcançar devido à anatomia humana.

Sabemos que nem sempre é viável dedicar um dia exclusivamente para testar colchões, especialmente devido ao ritmo acelerado da vida. Se essa for a sua situação, recomendamos buscar análises e avaliações confiáveis que ofereçam uma visão autêntica do produto que você pretende adquirir. 🤓

Lembre-se, um colchão adequado desempenha um papel crucial para garantir uma boa qualidade de sono e bem-estar geral!

FAQ

Thaís redatora

Thaís Assunção

Formada em Nutrição & Criadora de Conteúdo

Ao longo da minha jornada de autocuidado, percebi o poder revigorante de uma boa noite de sono 😴 e como isso pode impactar positivamente o nosso dia-a-dia. 

Desde então, aliei meu conhecimento prévio dos muitos anos como nutricionista e a minha paixão por escrever ✍🏼 para trazer informações precisas sobre como o sono reparador e um estilo de vida saudável pode mudar a vida das pessoas!

Esse artigo foi útil?
Deixe um comentário
Preencha este campo:
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário? Adoraríamos saber a sua opinião:

Como podemos melhorar? Adoraríamos saber as suas sugestões:

Por que confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Mas por que confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testamos 180 produtos globalmente e agora operamos nossa própria instalação de testes equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono que treinam nossa equipe, revisam nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relacionamentos próximos com fabricantes, o que nos dá vantagem nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises número 1 na Europa, fazendo parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente.
  • Com milhões de visitantes a cada ano, nosso alcance global não se resume apenas a números - trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a todos.
<p>&gt; 180 produtos testados</p>

> 180 produtos testados

<p>&gt; 19.836 horas de pesquisa</p>

> 19.836 horas de pesquisa

<p>&gt; 6 milh&otilde;es de pessoas confiam em n&oacute;s</p>

> 6 milhões de pessoas confiam em nós

<p>7 experts</p>

7 experts

<p>#1 no mercado europeu</p>

#1 no mercado europeu

Também pode estar interessado em:

    Sim, por favor! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.