Travesseiro de amamentação

Tudo sobre travesseiro de amamentação! 🤰

Última atualização em: 18.10.2023

Ninguém, na face da Terra, sabe tão bem como um pai e uma mãe, o valor que uma boa noite de sono tem! 😴

Até, mais ou menos, os 8 meses de idade, os bebês têm um sono bastante leve – e com bastante, queremos dizer BASTANTE –, acordando por praticamente qualquer coisa.

No outro dia, como você pode imaginar, estamos só o pó da gaita! E o pior é que o ciclo se repete, noite após noite… 😩

Mas, felizmente, como vivemos em um mundo com soluções para tudo, há uma colher de chá para as mamães que ficam com os braços cansados na hora de amamentar: o travesseiro de amamentação!

Se você está aqui, provavelmente deve ter acabado de ouvir falar neles e está curiosa para saber mais a respeito. Portanto, não perca tempo! continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 👇

Tudo sobre travesseiro de amamentação

O que é um travesseiro de amamentação

travesseiro de amamentação

Se a vida de uma mulher fosse um filme, a gravidez seria o seu clímax!

Não há nada mais belo e, ao mesmo tempo, desafiador que aceitar a missão de gerar uma vida!

Mas agora sem romantismos: é cansativo pra burro!

Quando Deus falou que multiplicaria as dores da conceição, ele não estava de brincadeira. 😅

São 9 meses de puro desconforto que culminam no dia do parto, que é – literalmente – um parto!

E depois disso, tudo certo?

Nada! agora você tem que lidar com o puerpério e com as demandas do seu bebê – sem contar com os parentes que vão querer visitá-lo o tempo todo!

…É, minha filha, rapadura é doce, mas não é mole não! 😬

– “Ok, já entendi que é um período bastante cansativo, mas o que é que tem a ver com o travesseiro de amamentação?”🤔

Acontece que a amamentação, apesar de parecer algo bastante simples, na verdade, é bastante cansativo!

Afinal de contas, durante a amamentação, o corpo da mulher libera um hormônio chamado “Relaxina”, cuja função é – adivinha só! – provocar o relaxamento muscular. 🥱

Além disso, ao longo do dia o corpo está constantemente produzindo leite – cerca de 1 litro por dia –, o que demanda muita energia e contribui para o cansaço.

Agora, una a isso ter de ficar parada, na mesma posição, segurando um bebê. Complicado, né? 😫

E é aqui que o travesseiro de amamentação entra em ação!

Sua função é justamente acomodar o bebê no colo da mãe, sem que ela tenha de ficar segurando-o. 👇

Como você pode ver, o travesseiro de amamentação tem o formato de um “U” e encaixa-se perfeitamente na cintura da mulher, servindo como um tipo de colchão para o seu bebê. além de dar uma folga para a mamãe, também oferece mais conforto para o pequeno!

Travesseiro ou almofada de amamentação: qual a diferença?

pessoa confusa

Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, encontrará alguns resultados falando sobre “travesseiros de amamentação” e outros sobre “almofadas de amamentação”. Mas e aí, qual é a diferença entre os dois termos? Ou seriam eles a mesma coisa?

Rufem os tambores, pois a resposta é… 🥁

Ambos os termos estão corretos e designam a mesma coisa! Portanto, sempre que você ver o termo “almofadas de amamentação” por aí, saiba que são o mesmo produto.

Como escolher a melhor almofada de amamentação 🤔

– “São tantos modelos, como escolher o melhor para o meu bebê?” 🤔

Nós já estávamos contando com a sua pergunta! Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar bastante na hora de escolher a almofada de amamentação perfeita para colocar na sua lista do chá-de-bebê. 👇

Escolha o modelo mais confortável

Este é um fator crucial para que você não erre durante a escolha do seu travesseiro de amamentação!

Muitas mães, na hora de escolher o travesseiro, acabam sendo levadas pelos preços e marcas. É quase um consenso de que produtos bons são, geralmente, mais caros e não raro atribuídos a marcas conhecidas.

Ao passo em que isso tem mesmo um fundo de verdade, não podemos nos apoiar totalmente nesse conceito.

Por isso, a nossa primeira recomendação é que você procure por um travesseiro que seja confortável, que encaixe bem na sua cintura e seja gostoso de usar!

Em geral você encontrará dois modelos de almofadas de amamentação:

  • Almofada de amamentação em “U”;
  • Travesseiro de amamentação de braço.

Veja a seguir um pouco mais sobre os dois modelos.

Almofada de amamentação em “U”

Este é o modelo mais tradicional de almofada de amamentação. Serve para ser usada no colo, como apoio para o bebê. Este modelo permite que a mãe fique com os braços livres enquanto amamenta – o que diminui consideravelmente os desconfortos da amamentação.

Outro ponto positivo das almofadas em “U” é que elas podem ser usadas por muito mais tempo do que apenas para o período de aleitamento materno, podendo ser usado de diversas outras formas – as quais você conhecerá logo mais abaixo!

Travesseiro de amamentação de braço

O travesseiro de amamentação de braço, como diz o próprio nome, é feito para ser colocado ao redor do braço, como se fosse um travesseirinho para a cabeça do seu bebê, a fim de evitar dormências durante a amamentação.

A principal característica deste modelo é a sua versatilidade, pois pode ser usada em qualquer lugar e facilmente transportada. 😀

Outro benefício deste modelo é que ele possibilita maior contato entre a mãe e o bebê. Este contato é extremamente benéfico para o recém-nascido. Alguns dos principais benefícios do contato pele-a-pele são:

  • Relaxamento (tanto da mãe quanto do bebê)
  • Estabilização sanguínea;
  • Estabilização dos batimentos cardíacos;
  • Estabilização da respiração;
  • Redução do choro;
  • Redução de estresse.

Além disso, este contato ajuda a manter o bebê aquecido, pois a mãe transfere parte do seu calor corporal para bebê – é lindo demais, não é mesmo? 🥰

Entretanto, o lado negativo desta almofada é que, encontrá-la pode ser um pouco difícil.

Prefira os modelos 100% algodão

Um dos aspectos mais importantes do travesseiro de amamentação é o material do qual ele é feito.

Temos sempre de lembrar que os recém nascidos têm a pele bastante sensível! Portanto, recomendamos que você escolha sempre materiais hipoalergénicos e suaves.

Via de regra, quanto mais respiráveis e naturais os tecidos forem, melhor!

Por isso, a nossa recomendação é que você procure por almofadas com tecido feito 100% em algodão, que além de ser bastante suave, também ajuda na transpiração, uma vez que a almofada ficará em contato direto tanto com a sua pele quanto a do seu bebê. 🌬️

Escolha o melhor enchimento

Outro ponto importante é o enchimento do travesseiro de amamentação. Como sua função é dar suporte ao bebê para que ele fique próximo aos seios da mãe, sem que ela tenha que se inclinar para frente, o enchimento não pode ser macio demais.

Caso contrário, o bebê afundará na almofada e, consequentemente, a mãe terá de curvar-se para amamentá-lo. Isso pode acabar ocasionando problemas na coluna. 😰

A solução é optar por espumas que não sejam nem tão firmes e nem tão macias. Nós recomendamos os enchimentos de poliuretano e poliéster, bem como de espuma viscoelástica.

Opte pelos modelos laváveis

Assim como ocorre com travesseiros, cobertores, roupas de cama e com o próprio colchão, as almofadas de amamentação também estão sujeitas à proliferação de ácaros e bactérias.

Afinal, tanto você quanto seu bebê, enquanto usam a almofada, acabam liberando células mortas. Infelizmente, estas células servem como alimento para estes micróbios. 🤢

Além disso, o travesseiro, inevitavelmente, acabará sendo manchado de leite, golfo e baba. Portanto, é fundamental que ele seja lavado frequentemente – ao menos uma vez por semana.

Os melhores travesseiros de amamentação

Agora que você já sabe o que são os travesseiros de amamentação, chegou a hora de darmos uma olhada nos principais modelos disponíveis. Confira. 👇

Almofada de amamentação multifuncional - Fom

Em primeiro lugar, temos a almofada de amamentação multifuncional da Fom, uma das marcas mais conhecidas e respeitadas de todo o segmento das almofadas de amamentação.

O grande diferencial desta almofada é sua qualidade e o conforto que proporciona, Além disso, ela pode ser usada de diversas maneiras, até mesmo quando o bebê já estiver maiorzinho!

Travesseiro de amamentação My Baby - Copespuma

Além de confortável, o travesseiro de amamentação My Baby conta com enchimento de espuma viscoelástica, que se adapta tanto ao corpo da mãe quanto do bebê.

Lembrando que, durante os primeiros dias – caso nunca tenha utilizado um travesseiro de amamentação com este tipo de enchimento antes –, pode ser que você sinta um leve desconforto. Entretanto, com o passar dos dias, o travesseiro vai sendo modelado de acordo com os seus contornos.

Outra vantagem deste travesseiro é que a sua capa é removível e feita 100% em algodão, o que é uma grande vantagem, como veremos um pouco mais para a frente.

Almofada de amamentação tricot - Grão de Gente

A Grão de Gente é uma das maiores empresas no ramo de produtos para a maternidade. Esta almofada, além de contar com toda a beleza dos detalhes tricotados, também conta com capa removível e tamanho mediano.

Por outro lado, apesar de removível, o tecido da capa é feito em 100% Poliéster, o que pode não ser tão interessante para os bebês, que ainda têm a pele bastante sensível.

Travesseiro de amamentação de braço - Lansinoh

Atualmente, muitas mulheres contribuem para a renda de suas famílias e, portanto, não podem ter o devido repouso que um momento tão delicado quanto o puerpério exige. Isso acaba tornando suas rotinas uma verdadeira loucura!

Infelizmente, neste caso, uma almofada de amamentação em formato de “U”, como as que acabamos de ver, mais atrapalharia do que ajudaria.

A boa notícia é que você não está desamparada! O travesseiro de amamentação de braço está aqui para trazer uma colher de chá para você!

Basta encaixá-lo no seu braço e pronto!

É claro que, comparados, os modelos em “U” são muito mais confortáveis. Mas vale lembrar que o objetivo da almofada de amamentação é justamente ser um "quebra-galho''.

Almofada de amamentação com travesseiro - Buba Baby

A almofada de amamentação Buba Baby é uma boa opção para as mães que desejam oferecer um pouco mais de conforto para os seus filhos.

O diferencial desta almofada é que ela vem com um travesseiro, que pode ser removido caso o seu bebê não se adapte.

Além de almofada de amamentação, também pode ser usada como apoio para o bebê e como redutor de berço.

Como usar a almofada de amamentação?

pessoa se perguntando

– “Ok, agora eu já sei como é que é uma almofada de amamentação e sei até como escolher uma, mas ainda não entendi como é que se usa…” 🤷‍♂️

Calma que vamos explicar tudo!

De fato, para quem nunca viu uma almofada de amamentação antes, pode ser um tanto confuso de entender como usar uma.

A forma correta de usar o travesseiro de amamentação

A forma correta de usar o travesseiro de amamentação é com o “U” encaixado na cintura da mãe, sob o colo, que deve estar sentada – de preferência em algum lugar que tenha apoio para as costas. O bebê ficará deitado sob a almofada, próximo ao seio. 👇

Bom, estas são as formas corretas de se usar o travesseiro de amamentação. Entretanto, não são as únicas, pois ele pode ser usado de outras maneiras também, com outros propósitos. Veja a seguir algumas delas.

Como travesseiro para o seu bebê

Não há nada melhor, depois de tomar uma caneca de leite quentinho, do que tirar aquele cochilo, não é mesmo? E por que seria diferente com o seu bebê?

É fato consumado que estas fofuras adoram capotar depois de tomar um leitinho, portanto, nada melhor do que aproveitar que a almofada de amamentação já está ali e usá-la como um travesseiro para o seu bebê dormir.

Como apoio para o bebê brincar

Por volta do 4º mês de vida, os bebês começam a ter um pouco mais de controle sobre sua musculatura, principalmente na parte da coluna, o que os faz querer ficar sentados.

Entretanto, como eles ainda não possuem controle total do corpo, acabam caindo com bastante frequência.

Como uma forma de evitar as quedas e auxiliá-los na conquista do equilíbrio, muitas mães utilizam o travesseiro de amamentação como apoio. Basta deixar o seu filho sentado no vão do travesseiro!

Como travesseiro para você

Se você já nos acompanha há algum tempo, deve ter visto como prezamos por uma boa noite de sono, no melhor colchão e com os melhores travesseiros!

Mas acontece que a vida tem suas reviravoltas – ainda mais depois da maternidade – e, desta vez, a nossa dica é para você dormir confortavelmente mesmo quando estiver sentada!

– “dormir sentada? Como assim?” 😩

Pois é, nem sempre você conseguirá dormir na cama, devido à forças maiores. 👼

Para isso, basta usar o travesseiro de amamentação como se fosse uma almofada de pescoço. 😉

Como almofada para sentar

Dando uma olhada nos relatos de algumas parturientes e puérperas em fóruns como o Babycenter, principalmente daquelas que passaram por cesáreas, algo nos chamou a atenção: muitas mães utilizavam o travesseiro de amamentação como uma almofada de sentar em cima.

De acordo com os relatos, sentar sobre o travesseiro se mostrou uma ótima forma de diminuir a pressão sobre os pontos. Portanto, fica a dica para as mulheres que estiverem passando pela mesma situação.

Travesseiro de amamentação para gêmeos

O travesseiro de amamentação, como vimos até aqui, é uma verdadeira mão na roda na hora de amamentar o seu bebê.

Mas e se, ao invés de bebê, forem bebês? 👶👶

Pode ficar tranquila, mãe! Se você tem gêmeos, ainda assim, você está amparada!

Felizmente, já desenvolveram uma almofada que comporta dois bebês ao mesmo tempo. Entretanto, ela não é tão fácil de ser encontrada, como a almofada tradicional. Além disso, o valor destas almofadas pode ser um pouco mais salgado também!

Você encontrará, basicamente, 2 modelos de almofada de amamentação para gêmeos:

O primeiro modelo é bem parecido com os travesseiros de amamentação que apresentamos no início do artigo. Mais maleáveis e confortáveis, tanto para a mãe quanto para o bebê. Entretanto, este modelo tem o formato de “M”. 👇

Já o segundo modelo tem o formato de quadrado e é muito mais firme, além disso, o tamanho deste modelo pode ser regulado para se ajustar perfeitamente tanto na região do abdômen quanto da lombar da mãe.

Travesseiro de amamentação: vale mesmo a pena? Qual é a nossa opinião?

Chegamos ao fim de mais uma revisão e a pergunta que fica é: “será que vale mesmo a pena investir em um travesseiro de amamentação?” 🤔

Com certeza! Principalmente se você for mãe de primeira viagem.

Você pode até estar ciente de todos os deveres que uma mãe tem para com o seu filho, pode até mesmo já ter cuidado de outras crianças, mas nada se compara com ter que cuidar do seu próprio filho!

Portanto, ter uma ajuda na hora da amamentação, mesmo que seja com um simples apoio para os braços, já faz uma gigantesca diferença!

O melhor de tudo é que, como vimos, a almofada de amamentação não tem apenas esta função, pois pode ser usada em outras fases da vida do bebê, seja como travesseiro, como redutor de berço ou até mesmo como suporte para quando estiverem aprendendo a ficar sentados.

Nos casos mais extremos, a almofada pode servir como um excelente travesseiro de pescoço para nós mesmos! 🤗

Bom, independente de qual seja o uso que você fará da almofada, uma coisa é certa: com ela seus primeiros meses de maternidade serão mais tranquilos!

FAQ

  • Até que idade posso usar o travesseiro de amamentação?


    Para fins de aleitamento materno, o travesseiro de amamentação pode ser usado até os dois anos – idade em que a criança deve mudar sua dieta, deixando o leite materno e passando a ingerir comidas sólidas e líquidos.

    Entretanto seu uso pode se estender indefinidamente quando consideramos os outros usos que citamos no artigo.

  • Preciso levar o travesseiro de amamentação para a maternidade?


    Esta é uma dúvida que muitas mães de primeira viagem tem! Principalmente por conta do tamanho das almofadas e da preocupação em acabar levando coisas que sequer serão usadas para a maternidade.

    Levando em conta que você ficará cerca de 3 à 4 dias na maternidade e que, por conta de todo o trabalho de parto – seja ele natural ou cesariana –, estará extremamente cansada, o uso de um travesseiro de amamentação é bastante recomendado!

  • Como usar um travesseiro de amamentação?


    À primeira vista, um travesseiro de amamentação pode parecer bastante estranho de ser usado, mas com o nosso passo a passo você verá que, na verdade, é bem simples:

    • Em primeiro lugar, você deve estar sentada – recomendamos que escolha um lugar que tenha algum apoio para deixar suas costas eretas, recomendamos um sofá ou, melhor ainda, uma poltrona de amamentação;
    • Em seguida, encaixe a almofada de amamentação na cintura, sob o colo, de forma que fique bastante confortável;
    • Agora basta posicionar o bebê sobre a almofada e seguir com a amamentação.

    Vale lembrar que você pode posicionar seu bebê de duas maneiras diferentes:

    A primeira é com ele na sua frente de forma que a cabeça fique de frente para um dos seios e o restante do corpo para o outro seio. 

    Na segunda maneira, você deixará o bebê deitado na lateral do travesseiro, como se fosse carregá-lo debaixo do braço. Ao passo que a cabeça dele ficará de frente para os seus seios, o restante do corpo ficará de frente para as suas costelas.

     

  • Referências


Foto Lucas

Lucas

Criador de Conteúdo

Depois de passar noites em claro, trabalhando, senti meu rendimento baixar assustadoramente! 😰

Recuperando minha disposição somente após uma boa noite de sono, vi o valor que o descanso tem! Agora, minha missão é te ajudar a escolher o colchão adequado para tornar suas noites ainda melhores! 👍

Esse artigo foi útil?
Deixe um comentário
Preencha este campo:
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário? Adoraríamos saber a sua opinião:

Como podemos melhorar? Adoraríamos saber as suas sugestões:

Por que confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Mas por que confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testamos 180 produtos globalmente e agora operamos nossa própria instalação de testes equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono que treinam nossa equipe, revisam nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relacionamentos próximos com fabricantes, o que nos dá vantagem nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises número 1 na Europa, fazendo parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente.
  • Com milhões de visitantes a cada ano, nosso alcance global não se resume apenas a números - trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a todos.
<p>&gt; 180 produtos testados</p>

> 180 produtos testados

<p>&gt; 19.836 horas de pesquisa</p>

> 19.836 horas de pesquisa

<p>&gt; 6 milh&otilde;es de pessoas confiam em n&oacute;s</p>

> 6 milhões de pessoas confiam em nós

<p>7 experts</p>

7 experts

<p>#1 no mercado europeu</p>

#1 no mercado europeu

Também pode estar interessado em:

    Sim, por favor! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.