Travesseiro Anti-refluxo

O que é o refluxo gástrico e como usar um travesseiro anti-refluxo?

Última atualização em: 08.11.2023 Tempo de leitura: 5 Min.

O refluxo gástrico é uma condição na qual o ácido do estômago retorna para o esôfago, causando uma sensação desconfortável de queimação no peito ou na garganta. 🤢

Isso pode ser especialmente incômodo à noite, quando você está tentando dormir.

Felizmente, há medidas que você pode tomar para reduzir esses sintomas desconfortáveis, como é o caso do uso de travesseiros anti-refluxo!

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o refluxo gástrico, além de mostrar quais são os travesseiros mais adequados para essa situação. 👇

Ilustração de uma pessoa levando as mãos ao estômago, sentindo dor, e ao lado o foco no estômago.

O que é o refluxo gástrico?

A doença do refluxo gástrico, também conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é uma condição em que o esfíncter esofágico não se fecha adequadamente.

📌 O esfíncter esofágico é uma válvula que fica entre o esôfago e o estômago, se abrindo quando há passagem de alimento, e fechando quando não há.

Com isso, o suco digestivo ácido e irritante volta para o esôfago, causando sintomas como:

  • Azia e queimação
  • Regurgitação
  • Dor no peito
  • Tosse crônica
  • Apneia do sono

O refluxo gástrico pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas é mais comum após as refeições, ou quando se está deitado.

📌 Quando estamos 100% na posição horizontal, o suco digestivo tem mais facilidade para voltar do estômago para o esôfago.

À noite, o refluxo pode acontecer de acordo com a posição que você dorme:

Ilustração mostrando a diferença entre dormir do lado direito e esquerdo, destacando que o lado esquerdo é melhor que o direito em relação ao refluxo.
Um mecanismo proposto para explicar isso é que deitando do lado direito, o estômago fica posicionado acima do esôfago, resultando em mais refluxo!

O que é bom para refluxo?

Agora que você já sabe o que é o refluxo gástrico e o que ele pode causar, vamos ao que interessa: como melhorar essa situação! 😊

Aqui vão as nossas 3 principais dicas para melhorar o seu refluxo:

#1 Durma do lado esquerdo

Conforme já comentamos, dormir do lado direito pode piorar os sintomas do refluxo gástrico.

Além disso, dormir em outras posições, como de barriga para cima ou de bruços, também pode piorar este cenário.

Ilustração de uma mulher deitada de lado na cama, com refluxo gástrico.

🔎 Uma pesquisa bem recente utilizou um dispositivo eletrônico que garantia o posicionamento dos pacientes do lado esquerdo, e confirmou que essa “terapia posicional” reduz efetivamente os sintomas de refluxo noturno.

#2 Use um travesseiro anti-refluxo

Uma outra dica do que é bom para azia e refluxo, é o uso de travesseiros específicos: os chamados “travesseiros anti-refluxo”, ou travesseiros de cunha.

Eles não deixam de ser travesseiros ortopédicos, porém seu objetivo particular é o de elevar a parte superior do corpo. 💆

Seu formato triangular faz com que nosso corpo não fique 100% na posição horizontal - o que ajuda a evitar o retorno do suco gástrico ao esôfago.

Imagem de um homem deitado na cama, apoiado em um travesseiro de cunha, mexendo no computador.

Como são frequentes as perguntas sobre travesseiros anti-refluxo, vamos detalhar um pouquinho melhor essa categoria aqui:

Travesseiro anti-refluxo adulto

É o mais comum!

Apesar de ser “multiuso” e ter diversas funcionalidades, a nossa recomendação para quem quer usá-lo como travesseiro anti-refluxo é:

1. Preferir um modelo mais baixo para dormir: posicione o travesseiro anti-refluxo embaixo do travesseiro habitual, com a base maior voltada para a cabeceira e a inclinação em direção ao meio da cama, e deite-se de lado.

Ilustração de uma pessoa deitada na cama de lado, com o travesseiro anti-refluxo embaixo do travesseiro normal.
Não esqueça de se certificar que a inclinação do travesseiro esteja alinhada 📏 ao longo do tronco, para evitar dores nas costas!

2. Preferir um modelo mais alto para outras atividades: posicione o travesseiro anti-refluxo da mesma forma, mas deite-se com as costas diretamente nele para ficar confortável nas suas atividades (leitura, televisão, etc).

O Travesseiro Triangular da Mobly, por exemplo, é uma opção que se adequa para ambas as situações, já que pode ser utilizado como apoio alto ou baixo.

Veja o Travesseiro Triangular Mobly

Travesseiro anti-refluxo infantil

Para crianças, é importante escolher um travesseiro que seja seguro, confortável e adequado à sua idade e peso. 👧

Antes de comprar, confira na descrição do produto se há informações sobre a idade/peso para qual o item é recomendado.

Ilustração de uma criança deitada sobre um travesseiro anti-refluxo.

Opte por travesseiros anti-refluxo infantis feitos de materiais hipoalergênicos e que proporcionem a inclinação correta para aliviar o refluxo.

Sempre que possível, veja se a capa do travesseiro anti-refluxo infantil é removível - assim você pode garantir maior limpeza e segurança à criança. 🧼

Travesseiro anti-refluxo para bebês

O refluxo noturno em bebês pode causar diversos sintomas, incluindo acordar com frequência, chorar, tossir e vomitar.

Também é comum que os bebês com refluxo tenham dificuldade para dormir. 👶

Ilustração de um bebê no berço, chorando, e uma mulher sentada levando as mãos ao rosto.

É importante estar ciente dos sintomas do refluxo gastroesofágico e procurar assistência médica imediata se eles persistirem ou piorarem.

Atenção: você deve sempre supervisionar seu bebê, pois o uso de travesseiros - inclusive do travesseiro anti-refluxo - para bebês pode ser perigoso. 😱

A Sociedade Brasileira de Pediatria, assim como a Academia Americana de Pediatria não recomendam o uso de travesseiros para bebês, mesmo para os que sofrem com refluxo.

Isso porque já foi comprovado que a posição semi-inclinada não melhora os sintomas de refluxo do bebê.

Além disso, o uso de travesseiros só está recomendado para bebês a partir de 2 anos. ⚠️

Ou seja, recém-nascidos devem dormir no berço sem nenhum produto além do colchão!

Isso porque há chances do bebê escorregar no travesseiro anti-refluxo, gerando um grande risco de sufocamento.

Então, caso o seu bebê tenha dificuldades para dormir, mantenha-o na posição supina (barriga para cima) no berço, não use travesseiros, e compartilhe a informação com o pediatra!

👶 Cada bebê é único e, por isso, as orientações específicas do pediatra devem sempre ser seguidas.

Depois dos 2 anos, você pode optar por um travesseiro para o bebê - de preferência, um hipoalergênico, e/ou que tenha capa lavável.

#3 Eleve a cabeceira da cama

A elevação ideal da cabeceira para quem tem refluxo gastroesofágico é de pelo menos 15 cm.

Isso cria uma ótima inclinação, que pode ajudar a restaurar a gravidade quando você dorme.

A melhor possibilidade para garantir este ajuste é ter uma cama elétrica ajustável. 🛏️

Se você decidir fazer este investimento, não pode deixar de conferir a Base de Cama Rise da Luuna - além de se ajustar à sua posição, ela é elétrica então você pode regular tudo por um controle remoto!

Caso a base ajustável ou os travesseiros anti-refluxo não sejam opções viáveis para você, tentar dormir com travesseiros extra pode te ajudar.

Ilustração de um homem sentado na cama, apoiado em um travesseiro para elevar a parte superior do corpo, mexendo no computador. No chão, um gato.

📌 Provavelmente só isso não será o suficiente, mas já pode ser melhor do que sua situação atual!

Os travesseiros escolhidos também devem ser confortáveis o suficiente para garantir uma noite de sono tranquila e oferecer um bom suporte para a cabeça e o pescoço.

Veja as nossas recomendações: 👇

  • Base de Cama Rise
    A partir de   5.399,00 R$ (11.699 R$)
    🔋Base elétrica que se ajusta à sua posição preferida.
    ⭐ Ideal para quem sofre com roncos ou refluxo.
    🎮Acionamento por controle remoto.
    📱Tem entradas USB para carregar seus eletrônicos.
    🔋Base elétrica que se ajusta à sua posição preferida.
    ⭐ Ideal para quem sofre com roncos ou refluxo.
    🎮Acionamento por controle remoto.
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  • Travesseiro Cervical Duo Position
    A partir de   312,30 R$ (367 R$)
    ☁️ O travesseiro ortopédico mais confortável para a cervical!
    🦴 Ótimo suporte e alinhamento da coluna.
    ⬆️➡️ Ideal para quem dorme de barriga para cima ou de lado.
    🙃 Adequado para quem se movimenta durante a noite.
    "Use o cupom de desconto HORA10 para -10% !"
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    Maior versatilidade
    Travesseiro Antiestresse
    A partir de   332,00 R$ (738 R$)
    ⚖️ Equilíbrio perfeito entre maciez e firmeza
    😌 Fios de carbono para mais relaxamento
    🛌 Ótimo para quem dorme de lado/costas
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    😌 Fios de carbono para mais relaxamento
    🛌 Ótimo para quem dorme de lado/costas
    O nosso favorito
    Travesseiro Zissou
    A partir de   531 R$ (590 R$)
    🌍 Modelo universal que se adapta a qualquer pessoa!
    😴 Travesseiro Modular composto por 3 camadas de espuma viscoelástica e 2 camadas de fibra siliconada.
    🧼 Capa é removível e lavável.
    "Compre 2 travesseiros e ganhe R$100,00 OFF"
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    Maior versatilidade
    Travesseiro Triangular Mobly
    A partir de   89,90 R$
    💡 Ideal para: Leitura, Amamentação, Refluxo, Circulação.
    🔄 Versatilidade entre o apoio para a parte superior ou inferior do corpo.
    ⏳ 3 meses de garantia.
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    🔄 Versatilidade entre o apoio para a parte superior ou inferior do corpo.
    ⏳ 3 meses de garantia.

Outras medidas para aliviar o refluxo

Como você já aprendeu as principais dicas do que é bom para o refluxo em relação à sua noite de sono, que tal conhecermos medidas adicionais que você pode usar para ajudar nessa situação?

Cuidados com a alimentação

Tome muito cuidado com a ingestão de produtos:

🥓 Ricos em gorduras

🌶️ Condimentados (muito temperados, como a própria pimenta e o curry)

🍋 Cítricos (ácidos, como o limão e a laranja)

☕ Estimulantes (como café, chá preto, chocolate)

🍷 Álcóolicos

🫧 Gaseificados (como os refrigerantes)

Evite esses alimentos e bebidas principalmente durante o período noturno! Eles podem contribuir para uma piora do refluxo gastroesofágico.

Dê preferência por pequenas refeições ao longo do dia ao invés de pratos volumosos - principalmente no jantar e na ceia!

Ilustração de uma mulher levando uma mão ao rosto, preocupada, ao lado de um relógio.
Aguarde pelo menos 2 horas após uma refeição para poder se deitar.

Cuidado na hora de se alimentar antes de uma atividade física - tente comer 1 hora antes do exercício, e prefira alimentos leves.

Isso vale também para os bebês! 🍼 Depois de amamentados, é importante fazê-los arrotar, mantendo-os em pé (sem balançar ou dar tapinhas nas costas) por pelo menos 30 minutos.

Atenção ao peso

Que a obesidade está relacionada com diversas doenças, você já sabe. E para a DRGE, não é diferente.

Estudos apontam que a redução de peso está relacionada à diminuição dos sintomas do refluxo!

Então, evitar o sobrepeso e a obesidade estão também entre as medidas para evitar a DRGE.

Uma outra informação importante é que o uso de roupas apertadas pode piorar o quadro de refluxo - então evite aquele “jeans à vácuo” se você quiser melhorar a azia e a queimação. 😅

O mesmo raciocínio também aos bebês: evite fraldas e roupinhas apertadas!

Redução do estresse

O estresse é outro fator de risco que pode piorar os sintomas do refluxo gastroesofágico.

Considere técnicas de relaxamento como ioga e meditação para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. 🧘

Ilustração de uma mulher sentada em posição de meditação.

Outro detalhe importante é o tabagismo: muitas vezes utilizado como “fuga” do estresse da rotina, o cigarro também pode piorar os seus sintomas de refluxo!

Que tal tentar trocar este hábito por uma rotina de exercícios e técnicas de relaxamento mais saudáveis?!

Uso de medicamentos

Se o refluxo noturno persistir, é hora de consultar um clínico geral e, se necessário, um especialista em gastroenterologia.

Eles podem prescrever medicamentos eficazes, como os antiácidos, que foram desenvolvidos para o alívio imediato dos sintomas. 💊

Ilustração de uma mulher deitada na cama, alcançando frascos de comprimidos.

Porém, esses medicamentos não curam a causa raíz do refluxo, e devem ser usados apenas para o tratamento de doenças a curto prazo.

Para alívio a longo prazo, seu médico pode prescrever inibidores da bomba de prótons (IBPs), por exemplo.

📌 Os IBPs (omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, etc) funcionam reduzindo a quantidade de ácido produzido no estômago. Geralmente, levam um tempo até produzir o efeito total.

Ao tomar medicamentos para refluxo, é importante seguir todas as instruções fornecidas pelo profissional de saúde que cuida de você! 🧑‍⚕️

Também é uma boa ideia acompanhar o progresso dos seus sintomas ao longo do tempo para que você possa avaliar se o tratamento está funcionando ou não.

Então será que devo considerar o uso de um travesseiro anti-refluxo?

A resposta para essa pergunta vai depender das razões específicas de cada um:

  • Você sofre com azia, queimação, regurgitação ou tosse noturna?
  • Você já teve diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico?
  • Você vive tomando medicamentos como antiácidos e pastilhas para o estômago?
  • Você tem (ou suspeita que tem) apneia do sono ou ronca durante a noite?
  • Você está procurando um bom apoio quando está deitado ou sentado para ler ou assistir à TV?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então investir em um travesseiro anti-refluxo é provavelmente uma boa ideia! 💡👍

FAQ

  • O que é bom para azia e refluxo?


    Além de dormir do lado esquerdo e usar um travesseiro anti-refluxo, é importante adotar hábitos saudáveis, como evitar alimentos gordurosos e condimentados, não deitar logo após as refeições e praticar exercícios físicos regularmente.

  • Quais alimentos devo evitar para prevenir o refluxo noturno?


    Evite alimentos gordurosos, condimentados e ácidos, como chocolate, café e limão, que podem agravar o refluxo. Além disso, tente não comer de 2 a 3 horas antes de dormir.

  • Como posso saber se preciso de um travesseiro anti-refluxo?


    Se você apresenta sintomas frequentes de refluxo noturno como azia, regurgitação ácida, dor de garganta e tosse seca, um travesseiro anti-refluxo pode ser útil.

    Consulte um médico para discutir suas opções e determinar se um travesseiro anti-refluxo é adequado para suas necessidades.

  • Referências

Karen

Karen Palermo

Farmacêutica & Criadora de Conteúdo

Como farmacêutica clínica, a missão principal da Karen sempre foi ajudar as pessoas através da informação sobre saúde! 👩‍⚕️ Ela sabe bem o quão fundamental é o papel do sono, e irá te ajudar a entender melhor o que você precisa para garantir aquele descanso merecido. 💤

Certificações:

Você pode entrar em contato com a Karen pelo e-mail karen@airi.media ou LinkedIn. 📩

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