Coaching de sono da criança

Coaching de Sono da Criança - Entrevista Com Susanne Willekes (2024)

Última atualização em: 05.03.2024 Tempo de leitura: 10 Min.

Você está cansado de lutar para fazer seus pequenos dormirem a noite toda?

Susanne Willekes, a primeira coach de sono certificada para crianças na Holanda é uma renomada especialista em sono, pode ter as respostas que você precisa. 🇳🇱

Susanne ajudou mais de 2000 famílias a dormir melhor com as dicas que compartilha em seu best-seller, "Slaap!", e em sua prática, The Sleep Agency, onde trabalha diretamente com crianças e pais.

Estamos orgulhosos de tê-la em nossa equipe de especialistas no Hora da Soneca. 🦸‍♀️

Vem com a gente e veja como os insights e o coaching exclusivos de Susanne vão melhorar o sono da sua família, garantindo a paz noturna que vocês merecem! 💤

Coaching de sono da criança

Conheça a Susanne!

  • Susanne é a primeira coach de sono certificada na Holanda.
  • Sua abordagem é baseada na Solução Gentil do Sono, de Kim West.
  • Ela administra sua própria prática de coaching de sono, The Sleep Agency.
  • Ela escreveu dois livros e desenvolveu um aplicativo de sono (disponível apenas em holandês).

Apresentando Susanne Willekes

Susanne Willekes é a primeira coach de sono certificada para crianças na Holanda e dedicou sua vida a ajudar famílias a alcançarem uma boa noite de sono. 👨‍👩‍👦

O sono sempre desempenhou um papel importante na vida de Susanne.

bebês com problemas para dormir

Embora ela mesma tenha tido dificuldades para dormir, foi apenas quando se tornou mãe que ela percebeu o quão significativos os problemas de sono poderiam ser - não apenas para as crianças, mas para suas famílias também.

Durante os primeiros dezoito meses de vida, seu filho mais velho enfrentou intensos desafios de sono, marcados por noites mal dormidas e muitas lágrimas.

"O distúrbio do sono afeta sua saúde física e mental, seus relacionamentos e seu trabalho", diz Susanne.

Levaria mais algum tempo até que Susanne iniciasse sua jornada como coach de sono, mas os desafios noturnos de seu filho já tinham semeados os fundamentos de uma carreira de grande valor.

Como Susanne se tornou coach de sono?

Após se formar em direito, Susanne atuou no mundo da moda e da mídia.

Entretanto, seu desejo de contribuir mais significativamente para o bem-estar das pessoas a levou a descobrir a carreira de coach de sono infantil - uma novidade na Holanda naquela época.

"Eu realmente acreditava que isso poderia dar certo na Holanda", ela comenta - e estava correta.

A área de coaching de sono infantil floresceu e hoje é um setor cheio de vida.

A jornada de Susanne para se tornar coach de sono infantil

De maneira deliberada, Susanne optou pelo método Solução Gentil do Sono [1], adotado por Kim West, a "Dama do Sono" dos Estados Unidos.

Este método de treinamento do sono, comprovado cientificamente e mais suave, se distancia da noção de que se deve deixar bebês com dificuldades de sono "chorarem até se acalmarem".

O Método Gentil do Sono de Kim West é um programa de coaching completo e de vanguarda, algo que Susanne considerou essencial.

"Trabalhar com crianças e bebês exige que você seja realmente excelente no que faz", observa Susanne.

A pioneira em coaching de sono da criança na Holanda

Depois de concluir sua formação com êxito, Susanne abriu sua própria clínica privada, alcançando êxitos crescentes desde então. 💪

Desde seus primeiros passos no setor, ela:

  • Escreveu dois livros.
  • Criou um app de monitoramento de sono para bebês chamado Sleepeez junto com seu marido.
  • Ministrou palestras e workshops
  • Ampliou sua equipe com a inclusão de vários novos coaches.

📌 Fato interessante: O termo "kinderslaapcoach" (coach de sono para crianças, em holandês) surgiu por acaso, após o jornal Het Parool usar o título "kinderslaapcoach" em uma entrevista com Susanne, dando vida a um conceito inovador.

O que é um coach de sono da criança ?

Um coach de sono infantil é um especialista dedicado a auxiliar pais e crianças a estabelecerem rotinas saudáveis de sono.

Esse profissional presta apoio em diversos desafios do sono, incluindo o despertar frequente durante a noite e as dificuldades em adormecer.

probelmas de sono comporatmentais

Habitualmente, identificam-se dois tipos de problemas de sono:

  • Problemas de sono com origem em causas médicas
  • Problemas de sono de natureza comportamental

Susanne dedica-se exclusivamente a trabalhar com famílias que enfrentam problemas de sono de ordem comportamental. ⭐️

📌 Em situações onde identifica a possibilidade de problemas médicos subjacentes, Susanne prontamente direciona seus clientes a um médico ou especialista adequado.

Impactando vidas e fazendo a diferença

Susanne observou um aumento no interesse do setor de saúde por problemas de sono em bebês e crianças, mesmo na ausência de causas médicas. 🩺

bebe dormindo bem

E por isso, seu trabalho como coach de sono infantil tem sido fundamental no suporte a famílias que enfrentam dificuldades com o sono de seus filhos.

Com sua vasta experiência, ela auxilia essas famílias a superarem esses obstáculos.

Elevando significativamente a qualidade de vida tanto dos pequenos quanto de seus pais.

Uma boa notícia é que a crescente consciência sobre as dificuldades de sono e o trabalho dos coaches de sono infantil estão, aos poucos, dissipando o estigma associado a esses problemas em crianças.

Coaching de sono na prática: Como a Susanne atua?

Dado que cada criança é singular, não há uma abordagem universal para o coaching de sono.

experts do sono

Para preparar os pais adequadamente, Susanne usa um formulário de entrada detalhado e pede que monitorem o sono de seus filhos durante três dias.

Esta informação permite que ela faça uma análise detalhada, com base na qual elabora um plano personalizado, etapa por etapa, adequado às necessidades específicas da criança. 📝

Geralmente, o processo de coaching com Susanne tem duração de duas a três semanas.

Durante esse tempo, a ênfase é colocada em desfazer associações de sono pré-existentes, aprimorar a qualidade do sono e tornar mais fácil para a criança pegar no sono por conta própria.

Desenvolvendo habilidades de sono adequadas

Adormecer e conseguir dormir a noite inteira são habilidades que se aprendem com a prática. 💤

Manter uma rotina de sono apropriada é fundamental, mas representa apenas uma parte do desenvolvimento de práticas saudáveis de sono.

bebê dormindo sozinho

Também é crucial aprender técnicas eficazes de sono.

Susanne defende que, ao aprenderem a adormecer sozinhas, sem a necessidade de ter os pais por perto, as crianças adquirem a capacidade de voltar a dormir sozinhas durante a noite.

Esse sono autônomo estabelece uma base saudável para o futuro. ✨

Ao ensinar as crianças a dormirem de maneira independente, o programa de coaching de Susanne cria alicerces para hábitos e técnicas de sono saudáveis que acompanharão as crianças por toda a vida.

Os principais mitos sobre o sono infantil

Mesmo com uma crescente aceitação dos problemas de sono em bebês e crianças, diversos pais continuam pensando que essas dificuldades são apenas uma fase natural.

Por isso, acabam buscando a ajuda de Susanne somente quando já esgotaram todas as outras opções.

Conversamos com Susanne sobre alguns dos equívocos mais frequentes que ela encontra em seu trabalho como coach de sono.

Equívoco 1

Muitos pais pensam que colocar a criança para dormir mais tarde fará com que ela acorde mais tarde pela manhã.

No entanto, muitas vezes acontece justamente o contrário. Quanto mais tarde a criança vai para a cama, mais cedo ela tende a acordar.

Equívoco 2

É comum os pais acreditarem que diminuir as sonecas diurnas das crianças as fará dormir melhor à noite, por estarem mais cansadas.

Susanne, por outro lado, destaca que a falta de sono durante o dia pode levar à produção de cortisol, um hormônio associado ao estresse, pelo corpo.

O excesso de cansaço pode, na verdade, agravar os problemas de sono. Uma criança bem descansada dorme melhor.

❌ Equívoco 3

Alguns pais supõem que dar uma mamadeira (ou um mingau mais consistente) ao bebê à noite vai ajudá-lo a dormir melhor.

No entanto, isso pode ter o efeito inverso, causando desconfortos como cólicas na criança.

Os pequenos têm um ciclo de sono de apenas 45 minutos, podendo acordar completamente ou parcialmente ao final desse período. ⏰

Por isso, é comum que as crianças acordem durante a noite.

Se as crianças se habituam a depender dos pais para voltar a dormir durante o dia, vão esperar o mesmo auxílio durante a noite.

Por exemplo, se você sempre recoloca a chupeta na boca do bebê quando ele acorda, a criança vai esperar que você faça isso também à noite.

Assim, as associações ao sono começam a se tornar um problema. 😥

Compreendendo a regressão do sono

A regressão do sono [2] é um tema que causa preocupação em muitos pais, contudo, ela faz parte do processo natural de amadurecimento.

Semelhante ao crescimento físico, o desenvolvimento cerebral também não se dá de forma linear. 🧠

bebezinho

Em vez disso, as crianças pequenas atravessam períodos de avanços significativos.

Durante essas fases, pode-se tornar mais complicado para elas dormirem, sendo o sono diurno um dos mais impactados.

Por exemplo, o sono durante o dia pode ser afetado quando as crianças estão aprendendo novas habilidades motoras, como rolar, rastejar, levantar-se ou dar seus primeiros passos.

Muita coisa acontece no desenvolvimento de uma criança, e isso certamente pode ser uma fase mais inquieta. Mas como as fases progridem e quão intensas elas são depende da criança.

Susanne Willekes [3]

Terapeuta do sono para crianças

Ou seja, as mudanças nos padrões de sono do seu filho fazem parte do processo. 😅

O que é regressão do sono em crianças?

A regressão do sono em crianças é um período em que mudanças temporárias nos padrões de sono ocorrem, levando a desafios como despertares noturnos frequentes, dificuldades para adormecer, ou alterações na duração do sono.

Essas mudanças podem ser confusas para os pais, mas são normais e fazem parte do desenvolvimento da criança. Geralmente, essas fases estão relacionadas ao crescimento, saltos de desenvolvimento, ansiedade de separação, ou a aprendizagem de novas habilidades, como engatinhar ou andar.

Durante uma regressão do sono, a criança, que antes dormia bem, pode de repente começar a ter problemas de sono. Embora desafiador, esse período é temporário e o sono da criança geralmente retorna ao normal após algumas semanas.

Suscetibilidade a distúrbios do sono

Bebês podem exibir uma gama de personalidades fascinantes, e é curioso notar se determinados traços de personalidade fazem uma criança ser mais propensa a enfrentar problemas de sono. 😮

Na sua experiência, Susanne observou muitos bebês sensíveis, com temperamentos fortes ou extremamente atentos, o que a levou a fazer múltiplas constatações:

bebe dormindo

  • Bebês e crianças pequenas com temperamento forte frequentemente emitem gritos intensos e possuem muita energia (tanto na infância quanto mais tarde, na vida adulta).
  • Crianças mais sensíveis aos estímulos enfrentam maior dificuldade para se acalmar.
  • Crianças tanto alertas quanto excessivamente sensíveis lutam para se desligar do mundo externo e relaxar para dormir. Um cão latindo ou até mesmo o rangido de uma porta podem ser suficientes para despertá-los.

Compreender o caráter e os traços de personalidade de uma criança pode auxiliar Susanne em sua orientação.

Por exemplo, ela pode sugerir um banho para facilitar o relaxamento de crianças mais sensíveis, contribuindo para pegarem no sono de forma mais rápida. 🛁

Quais produtos para o sono dos bebês são recomendados por Susanne?

Contrariando as promessas atrativas do marketing...

Susanne desaconselha o uso de travesseiros para dormir de lado, ninhos para bebês e protetores de berço. 🚫

Esses itens não são completamente seguros - e até mesmo proibidos nos Estados Unidos para crianças menores de um ano.

Os produtos essenciais recomendados por Susanne incluiriam:

  • Um saco de dormir para quatro estações é excelente para crianças até dois anos e meio ou três anos.
  • Um colchão de berço seguro, respirável e que se ajuste bem é crucial para um sono de qualidade.
  • Um berço que cumpra as regulamentações de segurança vai garantir uma boa noite de sono tanto para você quanto para o seu bebê.
  • É fundamental manter a criança em uma superfície de dormir separada por questões de segurança e conforto.

O futuro do coaching de sono para crianças

A prática de coaching de sono tem ganhado cada vez mais adeptos; no entanto, lamentavelmente, essa não é uma área profissional regulamentada.

Isso implica que diversas pessoas podem se autoproclamar coaches de sono sem possuir a formação necessária. 😳

Susanne está empenhada em combater essa realidade, dedicando-se a assegurar a qualidade do seu campo de atuação.

Ela se empenha na elaboração de regulamentos e na seleção de cursos de formação renomados para o desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.

Contudo, isso também significa que é preciso ter um cuidado adicional ao escolher o treinador de sono adequado para o seu filho, dando especial atenção às suas qualificações e experiência.

Contato Susanne Willekes

Para entrar em contato diretamente com Susanne para perguntas ou coaching, por favor envie um e-mail para susanne@sleepagency.com, ligue para +31 (0)64 545 2647, ou confira sua prática de coaching de sono, The Sleep Agency.

Você também pode visitar The Sleep Agency no Instagram.

Escritório: The Sleep Agency, De Lairessestraat 52 Huis, 1071 PC Amsterdã, Holanda

Saiba mais:

  • Como é o sono da criança de 2 anos?


    O sono de uma criança de 2 anos é uma fase cheia de mudanças e desafios, tanto para os pequenos quanto para os pais.

    Nessa idade, as crianças estão desenvolvendo rapidamente suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, o que pode influenciar diretamente seus padrões de sono.

    Considerando isso, aqui está o que você precisa saber:

    • Horas de Sono: Espera-se que durmam entre 11 a 14 horas diárias, incluindo uma soneca que pode durar até 3 horas.
    • Desafios: Resistência ao dormir, acordar à noite e medos noturnos são comuns. A ansiedade de separação pode afetar o sono.
    • Rotina: Importante manter um ritual de dormir, como banho e histórias, para sinalizar a hora de descansar.
    • Ambiente: Deve ser calmo, escuro e confortável, livre de distrações.
    • Independência: Incentivar que adormeçam sozinhos ajuda no desenvolvimento de bons hábitos de sono.
    • Alimentação: Evitar alimentos pesados e estimulantes antes da hora de dormir.
  • Como é o sono da criança de 3 anos?


    Aos 3 anos, as crianças já têm um padrão de sono mais previsível, mas ainda enfrentam alguns desafios específicos. 

    Veja os pontos-chave:

    • Horas de Sono: Crianças de 3 anos precisam de aproximadamente 10 a 13 horas de sono por noite, com a maioria não necessitando mais de sonecas durante o dia. Se sonecas acontecem, elas tendem a ser mais curtas.
    • Desafios de Sono: Problemas como resistência ao dormir, pesadelos e medo do escuro podem se tornar mais comuns. A imaginação ativa de uma criança de 3 anos também pode levar a medos noturnos.
    • Independência no Sono: É uma boa idade para encorajar a dormir sozinha, se isso ainda não foi estabelecido. Ensinar técnicas de autoconforto pode ser útil.
    • Rotina de Sono: Manter uma rotina noturna consistente é ainda crucial. Atividades calmas antes de dormir, como ler um livro ou ouvir músicas suaves, podem ajudar na transição para o sono.
    • Ambiente de Sono: O quarto deve ser confortável, fresco, silencioso e escuro. Uso de uma luz noturna suave pode ajudar crianças com medo do escuro.
    • Alimentação e Sono: Continua sendo importante evitar alimentos pesados, cafeína e açúcar perto da hora de dormir.
    • Atividade Física: Atividade física regular durante o dia pode ajudar a garantir uma boa noite de sono, mas deve ser evitada perto da hora de dormir.
  • Referências

Thaís redatora

Thaís Assunção

Bacharel em Nutrição & Criadora de Conteúdo

Desde o início de sua carreira como nutricionista, Thaís sempre almejou compartilhar seu conhecimento e contribuir para a transformação na vida das pessoas. Seu entusiasmo vibrante pela escrita, aliado à sua profunda dedicação à saúde, a impulsionou a perseguir sua verdadeira vocação. E assim, no Hora da Soneca, ela descobriu o ambiente perfeito para entrelaçar suas paixões: escrever e realmente fazer a diferença. 

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